Mercados

Dólar cai 0,7% após BC realizar leilão de venda

A moeda norte-americana fechou em baixa de 0,70 por cento, a 1,8608 real para venda

Dólar superava 1,80 real pela primeira vez em um mês (Getty Images)

Dólar superava 1,80 real pela primeira vez em um mês (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de dezembro de 2011 às 17h12.

São Paulo - O dólar fechou em baixa nesta quinta-feira, após o Banco Central oferecer a venda de dólares no mercado para tentar normalizar o mercado de crédito diante das dificuldades das empresas em buscar linhas no exterior com a crise na Europa. A moeda norte-americana fechou em baixa de 0,70 por cento, a 1,8608 real para venda.

Pela manhã, o BC ofereceu dólares em uma operação de venda conjugada, com compromisso de recompra em 30 e 60 dias. Embora nenhuma proposta tenha sido aceita, o BC demonstrou disposição em atuar para garantir condições normais de liquidez.

De acordo com informação da autoridade monetária, o cenário internacional mais complexo causou uma redução de liquidez mais intensa. Uma fonte da equipe econômica afirmou à Reuters que esses leilões têm o objetivo de prover liquidez em dólar para qualquer tipo de necessidade, e não apenas a exportadores.

O economista-chefe da corretora BGC Liquidez, Alfredo Barbutti, também aponta para o nível da taxa de câmbio, perto de 1,90 real, como um fator que pode ter pesado para a atuação do BC, embora esse não tenha sido um motivo apontado pelo banco. "Há uma banda informal entre 1,790 e 1,90 real", afirmou.

O país possui cerca de 350 bilhões de dólares em reservas internacionais, acumulados ao longo de compras diárias nos últimos anos. Integrantes do governo apontam para esses dólares como um dos principais escudos do país contra uma crise externa. A taxa Ptax, calculada pelo Banco Central e usada como referência para os ajustes de contratos futuros e outros derivativos de câmbio, fechou a 1,8609 real para venda, em queda de 0,64 por cento ante quarta-feira. (Reportagem de Silvio Cascione; Edição de Hélio Barboza)

Acompanhe tudo sobre:CâmbioDólarMoedas

Mais de Mercados

“Continuamos acreditando que o governo vai fazer o certo”, diz CEO do Santander

Ibovespa vira e fecha em queda pressionado por NY

Balanço do Santander, PMI dos EUA e da zona do euro, Tesla e Campos Neto: o que move o mercado

Santander Brasil tem alta de 44,3% no lucro, que vai a R$ 3,3 bilhões no 2º tri

Mais na Exame