De estagiário a presidente: Cristiano Pinto da Costa assume novo cargo na Shell Brasil
Antigo vice-presidente executivo substitui André Araújo, que ficou 12 anos no cargo
Estadão Conteúdo
Publicado em 1 de agosto de 2022 às 15h59.
Última atualização em 1 de agosto de 2022 às 16h04.
Cristiano Pinto da Costa assumiu nesta segunda-feira, 1º, a presidência da Shell Brasil em substituição a André Araújo, que ficou 12 anos no cargo. Costa era vice-presidente executivo da companhia e continua à frente da liderança direta do negócio de exploração e produção no País.
"Assumir a presidência da Shell Brasil neste momento de transição energética é a maior responsabilidade da minha carreira. Manter a relevância do Brasil para a Shell em upstream (exploração e produção) continuará sendo um objetivo da minha gestão", disse o executivo em nota.
De acordo com Costa, outro objetivo é fazer várias outras áreas de negócio da companhia decolarem, como Hidrogênio, Eólica Offshore, Solar e Soluções Baseadas na Natureza (NBS), "buscando sempre gerar valor social e um impacto positivo na vida das pessoas dentro e fora da companhia," afirmou.
Costa é engenheiro químico formado pela UFRJ com MBA pela Cranfield School of Management, no Reino Unido. Ele entrou na Shell como estagiário em 1996 e seguiu carreira internacional por 18 anos, tendo ocupado diversas posições nas linhas de Downstream, Gás Integrado, Aquisições e Desinvestimentos, Trading e Upstream, até voltar ao Brasil em 2018 para gerenciar os ativos da Shell no pré-sal, chegando finalmente à posição de vice-presidente executivo em 2021.
(Estadão Conteúdo)
LEIA TAMBÉM: Shell Brasil compra parte da Carbonext, startup de créditos de carbono