De estagiário a presidente: Cristiano Pinto da Costa assume novo cargo na Shell Brasil

Antigo vice-presidente executivo substitui André Araújo, que ficou 12 anos no cargo
Cristiano Pinto da Costa é o novo presidente da Shell Brasil (Shell Brasil/Divulgação)
Cristiano Pinto da Costa é o novo presidente da Shell Brasil (Shell Brasil/Divulgação)
E
Estadão Conteúdo

Publicado em 01/08/2022 às 15:59.

Última atualização em 01/08/2022 às 16:04.

Cristiano Pinto da Costa assumiu nesta segunda-feira, 1º, a presidência da Shell Brasil em substituição a André Araújo, que ficou 12 anos no cargo. Costa era vice-presidente executivo da companhia e continua à frente da liderança direta do negócio de exploração e produção no País.

Conquiste um dos maiores salários no Brasil e alavanque sua carreira com um dos MBAs Executivos da EXAME Academy.

"Assumir a presidência da Shell Brasil neste momento de transição energética é a maior responsabilidade da minha carreira. Manter a relevância do Brasil para a Shell em upstream (exploração e produção) continuará sendo um objetivo da minha gestão", disse o executivo em nota.

De acordo com Costa, outro objetivo é fazer várias outras áreas de negócio da companhia decolarem, como Hidrogênio, Eólica Offshore, Solar e Soluções Baseadas na Natureza (NBS), "buscando sempre gerar valor social e um impacto positivo na vida das pessoas dentro e fora da companhia," afirmou.

Costa é engenheiro químico formado pela UFRJ com MBA pela Cranfield School of Management, no Reino Unido. Ele entrou na Shell como estagiário em 1996 e seguiu carreira internacional por 18 anos, tendo ocupado diversas posições nas linhas de Downstream, Gás Integrado, Aquisições e Desinvestimentos, Trading e Upstream, até voltar ao Brasil em 2018 para gerenciar os ativos da Shell no pré-sal, chegando finalmente à posição de vice-presidente executivo em 2021.

(Estadão Conteúdo)

LEIA TAMBÉM: Shell Brasil compra parte da Carbonext, startup de créditos de carbono