Jean-Claude Trichet, presidente do BCE: mercado esperava novas medidas anticrise (Jeff J Mitchell/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 2 de dezembro de 2010 às 13h23.
Frankfurt - O Banco Central Europeu (BCE) continua com seu programa de compra de bônus governamentais, disse nesta quinta-feira o presidente da instituição, Jean-Claude Trichet, evitando comentar a pressão do mercado para que as compras sejam intensificadas.
"O Programa de Mercado de Títulos (SMP, na sigla em inglês) está em curso. Repito, em curso", disse Trichet em entrevista coletiva após a reunião de política monetária. "Não vou comentar as observações de participantes do mercado", acrescentou.
A esperança de que o BCE adotaria novas medidas anticrise, como a ampliação das compras de títulos públicos, havia ajudado o euro e as bolsas de valores a se recuperarem.
O BCE iniciou em maio a compra de bônus por meio do SMP, e até agora já gastou 67 bilhões de euros (88 bilhões de dólares) com as operações. A maior parte do montante foi investida logo nas três primeiras semanas do programa.
O plano tem sido fonte de polêmica dentro do BCE. O alemão Axel Weber criticou reiteradamente a estratégia, e em outubro pediu que o programa fosse abandonado.