Invest

China faz injeção de liquidez recorde no sistema financeiro

Banco Popular da China fez uma injeção recorde de liquidez de curto prazo no sistema financeiro nesta sexta-feira

China: Banco Central já cortou duas vezes juros de referência e a alíquota do depósito compulsório dos bancos (Peng Song/Getty Images)

China: Banco Central já cortou duas vezes juros de referência e a alíquota do depósito compulsório dos bancos (Peng Song/Getty Images)

Bloomberg
Bloomberg

Agência de notícias

Publicado em 20 de outubro de 2023 às 11h35.

A China deu mais um passo para garantir custos de financiamento baixos e impulsionar a economia do país.

O Banco Popular da China fez uma injeção recorde de liquidez de curto prazo no sistema financeiro nesta sexta-feira, depois que um indicador de custos de captação no mercado interbancário atingiu o nível mais elevado desde abril.

A autoridade monetária chinesa ofereceu 733 bilhões de yuans (US$ 100 bilhões) líquidos aos bancos através de operações compromissadas de venda e recompra de títulos. E os credores chineses mantiveram estáveis a taxa preferencial de um ano, em 3,45%, e a de cinco anos, em 4,2%, segundo dados do BC chinês.

Emissão de títulos do governo

A operação é um sinal de que Pequim espera garantir que os credores estejam dispostos a apoiar uma maior emissão de títulos do governo e a conceder mais empréstimos aos clientes — medidas necessárias para reforçar o crescimento.

O BC chinês já cortou duas vezes juros de referência e a alíquota do depósito compulsório dos bancos e, no início desta semana, também fez a maior injeção de liquidez de médio prazo em quase três anos.

Isso sugere que a autoridade pode “tomar mais medidas para ajudar na implementação de estímulo fiscal”, disse Bruce Pang, economista-chefe da Jones Lang LaSalle. No entanto, as probabilidades de mais cortes de juro diminuíram, uma vez que o yuan permanece fraco e outros bancos centrais globais ainda estão hawkish.

PIB da China

As medidas de flexibilização da China já parecem surtir algum efeito. O PIB cresceu mais do que o previsto no terceiro trimestre e as vendas no varejo também superaram as estimativas.

O aporte do BC também pode ajudar a aliviar as preocupações do mercado com uma crise de liquidez. Governos regionais têm pago prêmios mais elevados para captar e as taxas bancárias de curto prazo dispararam.

As medidas também podem desempenhar um papel no equilíbrio do mercado de dívida soberana, que sofre saídas devido ao maior desconto de rendimento em relação aos Treasuries americanos desde 2002.

Acompanhe tudo sobre:ChinaPolítica monetáriaeconomia-internacional

Mais de Invest

Cuidado com o Leão: os mitos sobre o IR que vão te deixar na mira da Receita

Bolsa abre no feriado? Veja o funcionamento da B3 no Corpus Christi em 2024

Endividamento das famílias brasileiras cai e alcança 48% em março, segundo Banco Central

IR 2024: 11 milhões ainda não enviaram a declaração; prazo termina em 5 dias

Mais na Exame