Mercados

Camargo Corrêa lança oferta de compra da Cimpor

A Camargo Corrêa está oferecendo 5,50 euros por ação da Cimpor, o que representa um prêmio de 10%

O Grupo Camargo Corrêa é citado pelo BCG como exemplo de como os grandes conglomerados de países emergentes estão se fortalecendo. O grupo brasileiro atua em setores que vão da construção à geração de energia (Germano Lüders)

O Grupo Camargo Corrêa é citado pelo BCG como exemplo de como os grandes conglomerados de países emergentes estão se fortalecendo. O grupo brasileiro atua em setores que vão da construção à geração de energia (Germano Lüders)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de março de 2012 às 20h41.

Lisboa  - A InterCement, do grupo brasileiro Camargo Corrêa, lançou nesta sexta-feira Oferta Pública de Aquisição (OPA) da totalidade das ações da cimenteira portuguesa Cimpor, da qual já é sócia.

Segundo anúncio preliminar da operação encaminhado à comissão de valores mobiliários de Portugal, a Camargo Corrêa está oferecendo 5,50 euros por ação da Cimpor, o que representa um prêmio de 10 por cento sobre o valor de fechamento do papel nesta sexta-feira na Bolsa de Lisboa.

A Cimpor é a maior produtora de cimento de Portugal e oitava europeia, além de ter forte presença no Brasil. A também brasileira Votorantim é outra acionista do grupo português, que foi alvo de oferta hostil de aquisição pela CSN antes da entrada de Camargo e Votorantim em seu capital.

A Camargo Corrêa já é a maior acionista da Cimpor, com 32,9 por cento da companhia.

A proposta implica em um valor total de mercado à Cimpor de cerca de 3,7 bilhões de euros. Considerando adesão de todos os outros acionistas da cimenteira, a Camargo Corrêa teria que desembolsar 2,5 bilhões de euros.


"A presente oferta tem em vista a aquisição do controle da Cimpor e a instituição de uma estrutura acionista coerente e estável da Cimpor", segundo o documento sobre a OPA.

A InterCement pretende propor ao Conselho de Administração da Cimpor a integração na cimenteira portuguesa dos ativos e operações de cimento na América do Sul e em Angola.

"Os termos e as condições para a integração de ativos não estão estabelecidos e deverão ser objeto de ampla discussão entre as partes após e dependendo do resultado da oferta." O prospecto da OPA acrescenta que a integração dos ativos e das operações da InterCement "poderá implicar, eventualmente, uma reorganização societária mais ampla" da Cimpor.

Em comunicado, a estatal portuguesa Caixa Geral de Depósitos (CGD) anunciou "que decidiu vender a participação de 9,58 por cento que detém na Cimpor, no âmbito da OPA".

"A referida decisão está subordinada a que a Votorantim Cimentos dispense a CGD do cumprimento de todos os deveres previstos no acordo de acionistas, em vigor entre as partes, em termos que a CGD considere satisfatórios", frisou a CGD.

A Votorantim é a segunda maior acionista da Cimpor com 21,2 por cento da cimenteira. A quantidade de ações da Cimpor em circulação no mercado ("free float") representa ao redor de 15 por cento do capital.

Em nota, a Votorantim Cimentos informou que "irá analisar a proposta (da Camargo Corrêa) e avaliar todas as alternativas que se apresentam, com o objetivo de atender a sua estratégia de desenvolvimento de negócios e criação de valor no longo prazo".


Alvo de brasileiras - A Cimpor já tinha sido alvo de uma oferta hostil de compra da também brasileira CSN. Apesar de ter fracassado em sua incursão, o interesse da CSN despertou o apetite de Camargo Corrêa e Votorantim -atraídas pela portfólio internacional da cimenteira portuguesa, exposta a mercados emergentes de forte crescimento.

A Camargo Corrêa entrou no Cimpor em 10 de fevereiro de 2010 e alguns dias depois a Votorantim adquiriu uma participação da cimenteira portuguesa.

A Cimpor, além da presença na Ibéria, tem operações no Brasil, China, Egito, África do Sul, Turquia, Índia, Marrocos, Tunísia, Peru, Moçambique e Cabo Verde.

Em 2010, a Cimpor teve um lucro líquido de 198 milhões de euros. A contribuição dos mercados emergentes para a geração de caixa da companhia medida pelo Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação) subiu para 78 por cento em 2011, de 73 por cento em 2010.

Desde o início de 2012, as ações da Cimpor acumulam queda de 7 por cento, após terem recuado 5 por cento em todo o ano passado.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas brasileirasMercado financeiroFusões e AquisiçõesCamargo CorrêaOfertas de açõesConstrução civil

Mais de Mercados

Warner diz que vai analisar proposta da Paramount em até 10 dias úteis

Ibovespa fecha em alta, mas não se recupera de 'efeito Flávio'; dólar cai

Ações da Warner disparam após Paramount superar proposta da Netflix

Ações da Netflix caem após Paramount voltar à disputa pela Warner