Cadernetas processam os bancos JPMorgan Chase e RBS, pedindo-lhes mais de 800 milhões de dólares (Divulgação)
Da Redação
Publicado em 20 de junho de 2011 às 22h33.
Nova York - A entidade americana que supervisiona as caixas de poupança, NCUA, anunciou esta segunda-feira que iniciaria um julgamento com os bancos JPMorgan Chase e RBS, pedindo-lhes mais de 800 milhões de dólares por ter conduzido à quebra cinco grandes caixas de poupança profissionais.
Em sua demanda, a NCUA destaca que "as cadernetas de poupança compraram (certos títulos vendidos pelo JPMorgan e RBS) pensavam que o risco de perdas associado a este investimento era mínimo, quando de fato o risco era substancioso".
Vítimas da crise dos créditos "subprime", as cadernetas de poupança viram o valor de seus títulos derivativos de empréstimos hipotecários cair brutalmente, "tornando de fato insolventes estas entidades de crédito", destaca a demanda.
Como consequência da crise financeira, a NCUA devia tomar a tutela, em 2009 e 2010, de cinco grandes cadernetas de poupança que davam serviços diversos às cadernetas de poupança varejistas. As cinco frágeis organizações são US Central, Western Corporate, Southwest Corporate, Members United Corporate e Constitution Corporate.
As cadernetas de poupança, entidades financeiras cooperativas sem fins lucrativo, totalizam 914,5 bilhões de dólares nos Estados Unidos, distribuídos entre mais de 7.300 establecimentos.