Mercados

Brix vai oferecer três novas ferramentas de negociação

A Brix salienta que as ferramentas dão praticidade, visibilidade e velocidade à negociação

Equipe da BRIX (Esquerda para direita) - Marcelo Mello (CEO), Chuck Vice (COO da ICE), Roberto Teixeira da Costa (Sócio e presidente do conselho de administração), Marcelo Parodi (Sócio), Eike Batista (Sócio) e Jeffrey Sprecher (CEO ICE) (Divulgação/ BRIX)

Equipe da BRIX (Esquerda para direita) - Marcelo Mello (CEO), Chuck Vice (COO da ICE), Roberto Teixeira da Costa (Sócio e presidente do conselho de administração), Marcelo Parodi (Sócio), Eike Batista (Sócio) e Jeffrey Sprecher (CEO ICE) (Divulgação/ BRIX)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de janeiro de 2012 às 16h05.

São Paulo - A plataforma eletrônica de negociação de energia elétrica Brix anunciou hoje o lançamento de três ferramentas de negociação - Request for Quote (RFQ), Request for Negotiation (RFN) e Request for Price (RFP) - com o objetivo de permitir aos participantes gerenciar de forma mais flexível suas ofertas de compra e venda de energia.

As duas primeiras ferramentas, a RFN e a RFP, têm características similares às de um leilão eletrônico, processo bastante utilizado para a negociação de energia elétrica.

Na RFN, o participante insere, para qualquer produto disponibilizado na plataforma, o volume e o preço-alvo que deseja para o respectivo produto. A partir disso, a oferta "RFN" pode ser visualizada na plataforma e a contraparte interessada pode aceitar o negócio e fechar a operação imediatamente, ou fazer uma contraproposta em um ambiente de negociação exclusivo e restrito às duas partes.

Na RFP, a diferença é que o participante insere apenas o volume desejado para o respectivo produto. A contraparte insere, então, uma proposta de preço e, assim, inicia-se a negociação, em ambiente exclusivo e restrito às duas partes.

A Brix salienta que as ferramentas dão praticidade, visibilidade e velocidade à negociação, e ainda eliminam custos transacionais inerentes à estruturação individual de um processo de leilão, como publicação de aviso, contratação de plataforma eletrônica e elaboração de edital, termo de adesão e Contrato de Compra e Venda de Energia Elétrica (CCVEE).

Por meio da RFQ, o participante pode informar aos demais usuários da plataforma uma tomada de preços em relação a um determinado produto sem a necessidade de inserir cotações de compra ou de venda na plataforma.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresBRIXEmpresas

Mais de Mercados

Por que a China domina o mercado de carros elétricos? 'Padrinho dos EVs' explica o motivo

Japão evita dar pistas sobre aumento dos juros e vai acompanhar os riscos à economia

Ibovespa ganha fôlego com bancos, Petrobras e Vale e alcança os 121 mil pontos

5 ações para ficar de olho no mercado dos EUA em 2025; veja a lista