Exame Logo

Britânicos ficam de fora de fundo de cannabis no Reino Unido

Insegurança jurídica dificulta captação em mercado local

Cannabis: fundo britânico pretende captam 100 milhões de libras para investir em mercado de maconha (Andres Stapff/Reuters)
GG

Guilherme Guilherme

Publicado em 2 de fevereiro de 2020 às 17h28.

Uma empresa de Londres está oferecendo a investidores uma fatia do mercado de cannabis, mas os britânicos interessados podem ter que esperar.

Nesta semana, aJPD Capitallançou um fundo que investe em produtores de cannabis medicinal no exterior, com meta de atingir 100 milhões de libras em ativos (US$ 131 milhões) até o fim do ano. Até agora, a empresalevantou cerca de 35 milhões de libras com investidores estrangeiros, principalmente porque, devido a um artigo abrangente da legislação do Reino Unido, qualquer participante britânico poderia estar violando a lei.

Veja também

“Não temos tempo para esperar o processo de licenciamento chegar ao Reino Unido”, disse Jon-Paul Doran, fundador e CEO da JPD, em entrevista em Londres. “Por enquanto, acredito que seja um mercado fechado.”

A JPD espera atrair investidores globais que investiriam em empresas de capital fechado, em vez das firmas dos Estados Unidos e Canadá cujas ações mostraram fraco desempenho no ano passado. Os IPOs no setor de maconha no Reino Unido têm sido raros e de pequeno porte, o que significa que bancos não têm muito a ganhar ao assumir o risco. E startups do setor estão fazendo captações privadas.

“Há muita volatilidade, muitas empresas altamente infladas”, disse Doran. Queremos “começar a gerar receita e depois olhar para uma listagem no mercado acionário”.

A JPD controla uma empresa no Zimbábue - onde Doran nasceu -, que adquiriu uma das cinco licenças no país para cultivar e exportar cannabis globalmente, de acordo com o site.

Embora o uso recreativo de maconha ainda seja ilegal no Reino Unido, o medicamento foi legalizado para fins medicinais em 2018. Comentando o lançamento do fundo em Londres na quarta-feira, Crispin Blunt, membro do Partido Conservador no Parlamento, disse acreditar que o governo do Reino Unido está aberto a uma mudança baseada em evidências para a legalização da maconha.

Acompanhe tudo sobre:Fundos de investimentoMaconhaMercado financeiroReino Unido

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame