Exame Logo

BRF e IPO?; Genish na Vivendi…

Bolsa sobe, dólar cai O Ibovespa subiu 0,78% encerrando em 62.070 pontos. A alta foi impulsionada pelas ações vinculadas a commodities depois de anúncio da China de que o país pretende investir 115 bilhões de dólares para expandir a rede ferroviária ainda este ano. O preço do minério de ferro disparou 2,17%. A maior alta […]

ESTRADO DE FERRO QINGHAI-TIBET: anúncio chinês de investimento de 115 bilhões de dólares para expansão da linha férrea disparou ações vinculadas a commodities no Ibovespa / China Photos/Getty Images
DR

Da Redação

Publicado em 5 de janeiro de 2017 às 18h00.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h34.

Bolsa sobe, dólar cai

O Ibovespa subiu 0,78% encerrando em 62.070 pontos. A alta foi impulsionada pelas ações vinculadas a commodities depois de anúncio da China de que o país pretende investir 115 bilhões de dólares para expandir a rede ferroviária ainda este ano. O preço do minério de ferro disparou 2,17%. A maior alta do dia foi da siderúrgica Gerdau, 7,08%. A metalúrgica Gerdau teve alta de 4,85%. CSN e Usiminas também subiram, 3,45% e 1,10%. A mineradora Vale teve alta de 4,74% nos papéis preferenciais e o fundo Bradespar, que detém controle de parte da Vale, subiu 5,01%. Em dia de alta no preço do petróleo, as ações da Petrobras tiveram aumento de 1,61%. O dólar fechou em nova queda, de 0,63%, cotado a 3,19 reais, o menor patamar dos últimos 2 meses.

Veja também

__

 

Menos carne

As exportações de carne bovina brasileira caíram 1% em 2016 ante o ano anterior, com os mercados de maiores perdas sendo a Rússia e a Venezuela, duas economias afetadas pela recessão e pela redução nos preços do petróleo durante o ano passado. A informação é da Associação Brasileira de Frigoríficos. Foram 1,35 milhão de toneladas comercializadas, abaixo dos 1,36 milhão de 2015, com 62 países aumentando a demanda ao passo que 90 diminuíram o consumo. É o segundo ano de queda depois do recorde de exportações de 1,57 milhão de toneladas em 2014.

__

Proibida e polêmica

A marca de cerveja Proibida tem causado polêmica após o lançamento da edição Mulher, de composição mais doce e voltada para o público feminino. “Uma versão delicada e perfumada, feita especialmente para você, mulher”, diz o anúncio da companhia, que divulgou a Puro Malte Rosa Vermelha Mulher na quarta-feira. O anúncio teve indignação de internautas que acusam a marca de ser sexista. Ao lado da versão Mulher, há também a Forte, Leve e a Puro Malte.

__

Genish na França

Após comunicar no ano passado que deixaria a presidência da telefônica Vivo, Amos Genish foi anunciado como o novo presidente de convergência da companhia de mídias francesa Vivendi. Segundo comunicado da empresa, Genish “irá supervisionar a estratégia de convergência do grupo entre conteúdo, plataformas e distribuição”. Ele era presidente da Vivo desde maio de 2015 quando houve a fusão com a GVT, da qual Genish foi um dos fundadores. Com a ida para a Vivendi, ele também deixou o conselho de administração da Vivo, cargo que ainda mantinha após ter deixado a presidência. As ações da Vivo caíram 1,69% no Ibovespa, um dos piores desempenhos do pregão.

__

BRF e IPO?

A empresa de alimentos Brasil Foods (BRF) está em busca de levantar 1,5 bilhão de dólares. Para isso, prepara a venda de 20% das ações da OneFoods, braço da empresa em criação, com foco em venda de alimentos para o público muçulmano, em especial a carne de frango, antes conhecida como Sadia Halal. As informações foram dadas por duas fontes próximas às negociações para o jornal Folha de S. Paulo. A BRF espera precificar as ações até março ou abril para a realização do IPO e a listagem deve acontecer em Londres. Os recursos podem ser utilizados para a expansão em mercados asiáticos, majoritariamente muçulmanos. A BRF já é a maior exportadora de frango do mundo, com controle de 45% do mercado na Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Catar e Omã. As ações da BRF caíram 0,78%.

__

Produção industrial se recupera?

Segundo o IBGE, a produção industrial brasileira subiu 0,2% em novembro, na comparação com o mês anterior. O número veio bem abaixo do que era esperado por analistas de mercado, que, na média, previam alta de 1,5% no mês. Em relação a novembro de 2015, a queda foi de 1,1%. Nos 11 primeiros meses de 2016, a queda acumulada da produção industrial foi de 7,1%.

 

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame