Mercados

Braskem sobe quase 4% na Bolsa após assinar acordo

A petroquímica pagará às autoridades competentes, no Brasil e no exterior, o valor total aproximado de 957 milhões de dólares

No ano, as ações da companhia acumulam alta de 36%. (João Mulsa/Divulgação)

No ano, as ações da companhia acumulam alta de 36%. (João Mulsa/Divulgação)

Karla Mamona

Karla Mamona

Publicado em 21 de dezembro de 2016 às 15h52.

São Paulo - As ações da Braskem registravam ganhos de 3,54% na máxima desta quarta-feira. Os papéis chegaram a ser comercializados em 34,20 reais. O mercado repercute a assinatura do acordo de leniência no âmbito da Lava Jato.

Segundo comunicado enviado ao mercado, a petroquímica pagará às autoridades competentes, no Brasil e no exterior, o valor total aproximado de 957 milhões de dólares, equivalentes a aproximadamente 3,1 bilhões de reais.

Desse valor total, aproximadamente  1,6 bilhão de reais será pago à vista, após a homologação pelas respectivas autoridades, cabendo os valores aproximados de 95 milhões de dólares ao Department of Justice,  65 milhões de dólares a  Securities and Exchange Commission  e 95 milhões de francos suíços à Procuradoria Geral da Suíça e 736 milhões de reais ao Ministério Público Federal.

O saldo de aproximadamente 1,5 bilhão de reais será pago ao MPF em 6 parcelas anuais reajustadas pela variação do IPCA, conforme previsto no Acordo de Leniência. Os valores a serem pagos ao MPF serão posteriormente destinados ao pagamento de indenizações a terceiros.

No ano, as ações da companhia acumulam alta de 36%.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresBraskemOperação Lava JatoSEC

Mais de Mercados

"Alta não é exagerada e dólar pode ir a R$ 6 se o governo não mudar o discurso", diz Alfredo Menezes

Entenda por que o México é um dos principais beneficiados da alta do dólar

Ibovespa fecha em queda com déficit pior que o esperado; dólar sobe e e renova máxima no ano

PCE dos EUA, debate entre Biden e Trump e BTG Pactual (BPAC11): o que move o mercado

Mais na Exame