Mercados

Braskem cai 5% com possível repasse de custos da Petrobras

Estatal teria intenção de cobrar custo adicional referente à importação de nafta


	Braskem: a XP Investimentos classificou a notícia como negativa para a Braskem
 (Divulgação/Braskem)

Braskem: a XP Investimentos classificou a notícia como negativa para a Braskem (Divulgação/Braskem)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de dezembro de 2013 às 09h58.

São Paulo – A Braskem (BRKM5) liderava as quedas no Ibovespa nesta manhã. O papel chegou a cair 5,27%, valendo 19,94 reais às 10:36 horas, enquanto o Ibovespa caía 0,10%.

No final de semana, uma reportagem da Agência Estado afirmou que as negociações para a renovação de contrato de fornecimento de nafta da Petrobras (PETR3; PETR4) para a petroquímica Braskem estariam emperradas – o ponto principal de discordância seria a intenção da estatal de incluir no novo acordo um custo adicional referente à importação do insumo. O acordo entraria em vigor em 2014 e poderia até eliminar a margem de lucro de parte da cadeia química que atua no país.

A XP Investimentos classificou a notícia como negativa para a Braskem e afirmou, em seu relatório matinal, que iria entrar em contato com a companhia para obter mais informações. A Braskem está em processo de recomposição de margens operacionais, com elevação delas, lembrou a XP.

O papel da Petrobras registrou perdas na Bovespa na semana passada, a primeira após o anúncio do reajuste de preços de combustíveis. A estatal reajustou os preços da gasolina em 4% e do diesel em 8% no final de novembro. No final de semana, em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, a presidente da companhia, Maria das Graças Foster, afirmou que os preços da gasolina poderão subir em 2014 com a aplicação da nova metodologia de reajustes. As ações da estatal registravam leve alta nesta manhã, de 0,68% (PETR3) e de 0,35% (PETR4).

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasBraskemQuímica e petroquímicaEmpresas brasileirasEstatais brasileirasEmpresas estataisPetrobrasCapitalização da PetrobrasPetróleoGás e combustíveisIndústria do petróleoB3bolsas-de-valores

Mais de Mercados

A visão apocalíptica do mercado sobre empresas de software na era da IA

O inverno chegou para as criptomoedas? Para analistas, tudo indica que sim

Fôlego de última hora não poupou Nvidia de pior semana do ano na bolsa

Lembra dela? DeepSeek derrubou mercados há um ano — como está a empresa hoje?