Mercados

Bovespa sobe em mais um dia de baixo volume

São Paulo - A bolsa brasileira fechou o pregão desta terça-feira em alta, seguindo o comportamento dos mercados dos Estados Unidos, mas ainda com um baixo volume devido a proximidade do fim do ano. O Ibovespa teve ganhos de 0,58 por cento, a 58.005 pontos. O giro financeiro foi de 3,3 bilhões de reais. Em […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de dezembro de 2011 às 17h33.

São Paulo - A bolsa brasileira fechou o pregão desta terça-feira em alta, seguindo o comportamento dos mercados dos Estados Unidos, mas ainda com um baixo volume devido a proximidade do fim do ano.

O Ibovespa teve ganhos de 0,58 por cento, a 58.005 pontos. O giro financeiro foi de 3,3 bilhões de reais.

Em Nova York, o índice Dow Jones subia 0,14 por cento às 18h21, enquanto o Standard & Poor's ganhava 0,17 por cento.

Segundo o analista João Pedro Brugger, da Leme Investimentos, houve "um pouco de correção" nesta sessão, principalmente nas blue chips, que caíram na véspera. A preferencial da Petrobras teve alta de 0,14 por cento, enquanto a da Vale subiu 0,31 por cento.

"Mas o volume continua fraco e o dia teve uma agenda sem muitos indicadores. A tendência é que o giro financeiro continue nesses níveis e o mercado operando mais de lado", afirmou ele.

Nesta terça, a confiança do consumidor dos EUA foi o dado em destaque, registrando um salto para 64,5 em dezembro, de um dado revisado para baixo de 55,2 em novembro.

No índice, outras ações de petróleo e mineração colaboraram para a alta, com a MMX subindo 2,34 por cento, a 6,55 reais, e a OGX ganhando 1,6 por cento, a 14,00 reais. Ambas as empresas pertencem ao empresário Eike Batista.

A Embraer teve a maior alta do índice, com ganhos de 3,98 por cento, a 11,50 reais, recuperando as perdas da segunda-feira, quando caiu mais de 2 por cento.

Na outra ponta, os papéis da Vanguarda (antiga Brasil Ecodiesel) registraram a maior queda, de 3,03 por cento, a 0,32 real.

Mais de Mercados

Apostas para próximo corte de 50 pb quase zeram após fala de ex-secretário do Tesouro dos EUA

Com projeção de Selic a 13,5%, Felipe Guerra, da Legacy, vê Ibovespa mais caro que a bolsa americana

Payroll forte chancela aposta em corte de 25 bps e aumenta expectativa por pouso suave

Ibovespa fecha no positivo após payroll aumentar expectativa por pouso suave nos EUA