Mercados

Bovespa abre em baixa, em dia de vencimento de opções

Cenário externo pode jogar a bolsa brasileira para baixo ao longo do dia

O dia não está bom para as compras na Bovespa (Germano Lüders/EXAME)

O dia não está bom para as compras na Bovespa (Germano Lüders/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de novembro de 2011 às 10h41.

São Paulo - O vencimento de opções sobre ações hoje entra como um fator adicional de volatilidade à Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), em meio às incertezas com a crise externa. Mas o dia não está bom para as compras. "O que vai puxar a Bolsa para baixo hoje é o cenário externo", comenta um operador de uma corretora paulista, referindo-se às fortes perdas exibidas pelos mercados acionários na Europa e em Nova York nesta manhã. Às 11h20, o Ibovespa caía 1,60%, aos 55.823 pontos.

A opção é um contrato que confere ao portador o direito de compra ou venda de um ativo a um preço predeterminado. O vencimento de opções é a data de validade desses contratos. A partir do dia seguinte, o detentor da opção não pode mais exercê-la. Por isso, no dia de vencimento das opções e nos dias imediatamente anteriores, o movimento da Bolsa pode sofrer distorções, com os investidores atuando de forma tal que os preços das ações se aproximem daqueles valores que mais os favorecem quando a opção for exercida.

Por isso, os analistas gráficos da Itaú Corretora chamam a atenção para o nível dos 56 mil pontos, do qual o Ibovespa se aproxima perigosamente. Segundo eles, o índice à vista deve ganhar força na queda abaixo deste importante patamar, entrando em tendência de baixa no curto prazo.

Mas o profissional citado acima em anonimato ressalta que, apesar de os negócios locais ficarem vulneráveis pelo jogo entre "comprados" e "vendidos", são as incertezas sobre a situação fiscal na Europa e nos EUA que devem ditar o ritmo.

Acompanhe tudo sobre:AçõesB3bolsas-de-valoresEmpresasEmpresas abertasIbovespaMercado financeiroservicos-financeiros

Mais de Mercados

Netflix supera expectativa e registra 277 milhões de assinaturas pelo mundo

Ações da CrowdStrike caem 18%, com apagão cibernético; CEO diz que falha está 'sendo corrigida'

Microsoft chega a cair quase 3% no pré-mercado após apagão cibernético

Bloqueio de R$ 15 bi e corrida eleitoral americana: os assuntos que movem o mercado

Mais na Exame