Mercados

Bolsas europeias sobem em meio a otimismo

Por Danielle Chaves Londres - As bolsas europeias registram ganhos nesta manhã, após as perdas registradas na última sessão de 2010, na sexta-feira. Os mercados são beneficiados pelo sentimento geral de otimismo sobre uma recuperação econômica mundial mais firme em 2011. A Bolsa de Londres não abre hoje em razão de um feriado. Na França, […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de janeiro de 2011 às 08h06.

Por Danielle Chaves

Londres - As bolsas europeias registram ganhos nesta manhã, após as perdas registradas na última sessão de 2010, na sexta-feira. Os mercados são beneficiados pelo sentimento geral de otimismo sobre uma recuperação econômica mundial mais firme em 2011. A Bolsa de Londres não abre hoje em razão de um feriado.

Na França, ao índice CAC-40 da Bolsa de Paris subia 2,18% às 9h00 (horário de Brasília). Um operador local afirmou que o índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) da China, divulgado no sábado, colabora para o tom positivo, já que "foi uma boa notícia que parece colocar de lado uma potencial ameaça de elevação nas taxas de juros" no país asiático. O PMI da China caiu para 53,9 em dezembro, ante 55,2 em novembro.

Também às 9 horas, o índice DAX de Frankfurt subia 1,55%. A Deutsche Lufthansa está no foco dos investidores, após relatos de que a companhia aérea planeja criar 4 mil novos empregos na Alemanha em 2011. Porsche e Volkswagen também avançavam, beneficiadas pela decisão de um tribunal dos EUA de rejeitar um processo aberto por fundos de hedge norte-americanos, o que remove um obstáculo para a planejada fusão da fabricante de carros esportivos com a montadora alemã.

Em Madri, o índice Ibex-35 avançava 1,27%. O comentário de um embaixador da China para a Espanha, dizendo que o país está disposto a fazer "esforços positivos" para ajudar o governo espanhol em sua recuperação econômica, foi um fator a mais de sustentação para as ações. A Iberdrola era favorecida por uma reportagem que informou que a ACS aumentou sua participação na companhia de energia para 20,2%. Os bancos espanhóis, por outro lado, são pressionados pela notícia de que o fundo de resgate da Espanha está se preparando para emitir mais 5 bilhões de euros para financiar futuros resgates. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

“Continuamos acreditando que o governo vai fazer o certo”, diz CEO do Santander

Ibovespa opera em alta com ajuda de Petrobras (PETR4)

Balanço do Santander, PMI dos EUA e da zona do euro, Tesla e Campos Neto: o que move o mercado

Santander Brasil tem alta de 44,3% no lucro, que vai a R$ 3,3 bilhões no 2º tri

Mais na Exame