Mercados

Bolsas da Ásia têm queda com tensões China-Japão

O aumento das tensões políticas entre China e Japão, por causa da disputa territorial por ilhas no Mar da China Oriental, afetou o humor dos investidores da região

Índice Xangai Composto, na China (Getty Images)

Índice Xangai Composto, na China (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de setembro de 2012 às 06h54.

Tóquio - A maioria dos mercados asiáticos fechou em baixa nesta terça-feira. O aumento das tensões políticas entre China e Japão, por causa da disputa territorial por ilhas no Mar da China Oriental, afetou o humor dos investidores da região.

Este foi o caso na Bolsa de Hong Kong, que apresentou consolidação após o forte rali de 2,9% na sexta-feira, quando atingiu a maior pontuação em mais de quatro meses. O Hang Seng teve ligeira queda de 0,3% e terminou aos 20.601,93 pontos.

As Bolsas da China seguiram em queda, também com a perspectiva de deterioração dos lucros das empresas. O Xangai Composto perdeu 0,9% e encerrou aos 2.059,54 pontos. O Shenzhen Composto baixou 0,6%, aos 859,44 pontos.

Em Taiwan, a Bolsa de Taipé terminou o pregão em baixa, com o índice Taiwan Weighted recuando 0,36%, aos 7.734,26 pontos, tendo em vista a diminuição do entusiasmo gerado na semana passada pelo anúncio do Fed de afrouxamento quantitativo.

Na Coreia do Sul, a Bolsa de Seul fechou em alta, apesar de os investidores permanecerem à espera de novos dados econômicos que podem vir de outros bancos centrais, na esteira das medidas anunciadas pelo BC dos EUA. O índice Kospi ganhou 0,13%, aos 2.004,96 pontos.

Na Austrália, a Bolsa de Sydney fechou em baixa influenciada pela tensão no exterior e também pelo fim da euforia criada pela compra de bônus por parte do BCE. O índice S&P/ASX 200 caiu 0,18%, aos 4.394,73 pontos.

Também houve retração na Bolsa de Manila, nas Filipinas, com realização de lucros. O índice PSEi caiu 0,4%, aos 5.331,13 pontos, após quatro sessões seguidas de alta, com pesado volume de negociações. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Estoque global de chips cai após Biden e Trump sinalizarem política mais rígida

Vale (VALE3), produção industrial dos EUA e Livro Bege: o que move o mercado

Ibovespa fecha em queda e encerra maior sequência de alta desde 2018

Galípolo, vendas do varejo nos EUA e Eneva (ENEV3): o que move o mercado

Mais na Exame