Mercados

Bolsas da Ásia seguem em elevação; Xangai ganha 0,6%

Redução de pressões inflacionárias na China fortaleceram seus ganhos

Não houve negociações em Hong Kong por ser feriado (Wikimedia Commons)

Não houve negociações em Hong Kong por ser feriado (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de maio de 2011 às 07h51.

Tóquio - A maioria dos mercados asiáticos fechou no campo positivo nesta terça-feira, no embalo do dia anterior. A alta em Wall Street e das commodities, aliada a fatores internos de cada país, determinaram os ganhos. Não houve negociações em Hong Kong e na Coreia do Sul por ser feriado.

As Bolsas da China se beneficiaram dos dados sobre as importações de abril, que vieram bem abaixo do esperado, o que sugere uma redução das pressões inflacionárias. Os ganhos das empresas produtoras de metais também contribuíram para o bom resultado do dia. O índice Xangai Composto subiu 0,6% e fechou aos 2.890,63 pontos. O índice Shenzhen Composto também ganhou 0,6% e terminou aos 1.210,23 pontos.

O iuane se valorizou em relação ao dólar, à medida que o Banco Central fixou um novo valor recorde de baixa para a taxa de paridade central dólar-iuane (de 6,4988 iuanes para 6,4950 iuanes). No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,4919 iuanes, de 6,4939 iuanes do fechamento de segunda-feira.

A Bolsa de Taipé, em Taiwan, fechou em leve baixa, diante das preocupações de que a seca no país venha a prejudicar o desempenho do setor de tecnologia. O Índice Taiwan Weighted recuou apenas 0,14% e encerrou aos 9.023,28 pontos.

Na Austrália, a Bolsa de Sydney reverteu os ganhos iniciais com a aversão ao risco causada pela crise da dívida grega. O índice S&P/ASX 200 sofreu baixa de 0,7% e fechou aos 4.725,8 pontos.

Nas Filipinas, a Bolsa de Manila fechou em alta com as boas notícias vindas dos EUA. O Índice PSE subiu 1,08% e terminou aos 4.303,13 pontos.

A Bolsa de Cingapura terminou em alta, sustentada por nova alta em Wall Street e pela elevação dos preços de commodities, o que ajudou os papeis ligados a recursos naturais, após recentes baixas. O índice Straits Times ganhou 0,6% e fechou aos 3.157,16 pontos.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, avançou 0,4% e fechou aos 3.800,52 pontos, impulsionado por procura por barganhas em ações relacionadas ao petróleo e de bancos. Também ajudaram a recuperação dos mercados asiáticos e a estabilização da rupia após fraca performance recente.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, teve alta de 1,2% e fechou aos 1.085,56 pontos, com a continuação de ingressos de fundos após serem marcadas para 3 de julho as eleições nacionais.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, subiu 0,3% e fechou aos 1.523,37 pontos, liderada por papeis do setores agrícola, financeiro e de construção.As informações são da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:AçõesÁsiabolsas-de-valoresChinaHong KongMetrópoles globais

Mais de Mercados

Por que a China não deveria estimular a economia, segundo Gavekal

Petrobras ganha R$ 24,2 bilhões em valor de mercado e lidera alta na B3

Raízen conversa com Petrobras sobre JV de etanol, diz Reuters; ação sobe 6%

Petrobras anuncia volta ao setor de etanol