Mercados

Bolsas asiáticas voltam a sofrer com incertezas globais

Bolsa de Hong Kong apresentou a quarta sessão seguida de baixa, com perda de 3,4%

O índice Hang Seng encerrou aos 16.250,27 pontos (Wikimedia Commons)

O índice Hang Seng encerrou aos 16.250,27 pontos (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de outubro de 2011 às 07h46.

Tóquio - As Bolsas da Ásia seguiram em forte queda, novamente influenciadas pela crise de débito da Grécia e as incertezas sobre o crescimento da economia global. A extensão das perdas em Wall Street também contribuiu para o desalento dos investidores. Não houve negociações na China por ser feriado.

Este foi o caso na Bolsa de Hong Kong, que apresentou a quarta sessão seguida de baixa, prejudicada ainda pela intensificação dos temores sobre a redução do crescimento econômico da China. O índice Hang Seng perdeu 3,4% e encerrou aos 16.250,27 pontos, o menor fechamento desde 15 de maio de 2009.

Já a Bolsa de Taipé, em Taiwan, contrariou a tendência geral e fechou em ligeira alta, alavancada por compras governamentais em blue chips tecnológicas. O índice Taiwan Weighted subiu 0,48% e terminou aos 7.047.87 pontos.

Na Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, após o feriado de segunda-feira, o mercado despencou. Houve até a suspensão dos negócios por cinco minutos. O índice Kospi perdeu 3,59% e encerrou aos 1.706,19 pontos.

Na Austrália, a Bolsa de Sydney seguiu o embalo dos demais mercados regionais. As perdas, contudo, acabaram limitadas pela decisão do Banco Central local de manter a taxa de juros em 4,75% ao ano e suavizar o discurso sobre a inflação. O índice S&P/ASX 200 caiu 0,6% e fechou aos 3.872,1 pontos.

A Bolsa de Manila, nas Filipinas, sofreu mais uma vez com os resultados dos mercados norte-americanos. O índice PSEi baixou 0,93% e terminou aos 3.829,92 pontos.

A Bolsa de Cingapura sofreu forte baixa, para o menor nível em 26 meses, acompanhando as perdas regionais. O índice Straits Times caiu 3,4% e fechou aos 2.531,02 pontos.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, recuou 2,4% e fechou aos 3.296,45 pontos, menor patamar em 13 meses, com vendas de investidores estrangeiros seguindo a aversão global ao risco.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, estendeu as perdas e cedeu 1,6%, fechando aos 855,45 pontos, quinta sessão seguida de baixa. As principais ações do setor bancário sofreram forte pressão de vendas com o rebaixamento, pelo Moody's, da nota de depósitos em moeda corrente do Krung Thai Bank.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, perdeu 0,4% e fechou aos 1.361,38 pontos, com liderança nas quedas nos setores sensíveis ao crescimento da economia, como o de construção, industrial e de produtos de consumo. As informações são da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:AçõesÁsiabolsas-de-valoresHong KongMetrópoles globais

Mais de Mercados

Inflação nos EUA segue 'desconfortavelmente' alta, diz dirigente do Fed

“Vamos desalavancar a companhia”, diz Gustavo Couto, CEO do Grupo Vamos

“Bolha das ações de IA começou a estourar”, diz Gavekal; entenda o porquê

O que chamou atenção na divulgação de resultados da Petrobras, segundo o BTG Pactual

Mais na Exame