Mercados

Bolsas asiáticas têm alta, apagando perdas anteriores

As bolsas compensaram o recuo generalizado causado pelos números decepcionantes de comércio da China na sessão anterior


	Bolsa de Xangai: o índice Xangai Composto avançou 0,10%, a 2.001,16 pontos
 (Getty Images)

Bolsa de Xangai: o índice Xangai Composto avançou 0,10%, a 2.001,16 pontos (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de março de 2014 às 08h25.

São Paulo - As bolsas asiáticas encerraram em alta nesta terça-feira, compensando o recuo generalizado causado pelos números decepcionantes de comércio da China na sessão anterior.

Ainda que o otimismo tenha prevalecido, os investidores ainda observam com cautela a situação política na Ucrânia e continuam preocupados com a desaceleração chinesa.

As perdas pouco expressivas dos índices de Wall Street no pregão de ontem, mesmo diante das notícias negativas, também contribuíram para o movimento de recuperação dos mercados asiáticos.

Na China, as bolsas fecharam em ligeira alta, reduzindo as perdas vistas no pregão anterior após o gigante asiático divulgar queda anual de 18,1% nas exportações de fevereiro. O índice Xangai Composto avançou 0,10%, a 2.001,16 pontos, enquanto o Shenzhen Composto ganhou 0,02%, a 1.064,30 pontos.

De acordo com analistas, o desempenho dos índices chineses na segunda sessão da semana pode ser considerado uma recuperação de natureza técnica, corrigindo a desvalorização de ontem.

Entre as ações, a China Vanke subiu 4,9% e a Poly Real Estate Group avançou 4,4%. No mesmo sentido, a Anhui Conch Cement se valorizou 1,8%.


Na Bolsa de Hong Kong, o índice Hang Seng fechou em alta de 0,02%, a 22.269,61 pontos.

Os números de comércio divulgados no fim de semana, porém, preocupam os investidores e aumentam os rumores de que a segunda maior economia mundial pode desacelerar mais que o esperado este ano.

Além disso, as tensões sobre a Ucrânia continuam a crescer depois que o presidente em exercício no país pediu ao Parlamento a formação de uma guarda nacional.

As demais bolsas da região também avançaram. O índice sul-coreano, Kospi, subiu 0,48%, a 1.963,87 pontos, enquanto o principal índice acionário de Taiwan, o Taiex, ganhou 0,43%, a 8.702,33 pontos. No mesmo sentido, o índice SET, da Tailândia, ganhou 1,13%, a 1.364,28 pontos.

Na região do Pacífico, a Bolsa da Austrália não acompanhou o otimismo das bolsas asiáticas e encerrou em queda, em função da notícia de que as condições de negócios australianos se deterioraram acentuadamente em fevereiro. Mesmo com a melhora na China, os papéis das mineradoras australianas continuaram a cair. As ações da BHP Billiton recuaram 0,6%, enquanto as da Fortescue Metals Group perderam 1,8%.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresAçõesUcrânia

Mais de Mercados

Ibovespa fecha em leve baixa e interrompe sequência de recordes

Nike vai demitir 775 funcionários para apostar em automação

Dólar fecha em baixa com aversão aos Estados Unidos às vésperas do Fed

Vale lidera perdas do Ibovespa com novo transbordamento em mina