Mercados

Bolsas asiáticas fecham sem sinal definido

Por Hélio Barboza e Ricardo Criez Tóquio - Os mercados da Ásia apresentaram números mistos nesta segunda-feira. Parte deles reagiu bem aos fracos números do emprego dos Estados Unidos. As preocupações sobre novas medidas de aperto monetário na China, contudo, afetaram algumas bolsas da região. Não houve negociações na Tailândia por ser feriado. Este foi […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de dezembro de 2010 às 07h26.

Por Hélio Barboza e Ricardo Criez

Tóquio - Os mercados da Ásia apresentaram números mistos nesta segunda-feira. Parte deles reagiu bem aos fracos números do emprego dos Estados Unidos. As preocupações sobre novas medidas de aperto monetário na China, contudo, afetaram algumas bolsas da região. Não houve negociações na Tailândia por ser feriado.

Este foi o caso da Bolsa de Hong Kong, que fechou em queda, após passar a maior parte do pregão no território positivo. Os setores imobiliário e financeiro lideraram o declínio. O índice Hang Seng caiu 82,83 pontos, ou 0,4%, e terminou aos 23.237,69 pontos.

Já a Bolsa de Xangai, na China, foi liderada pelo setor petrolífero. O declínio nas imobiliárias, contudo, estancou os ganhos. O índice Xangai Composto subiu 0,5% e terminou aos 2.857,18 pontos. Já o índice Shenzhen Composto perdeu 1,1% e encerrou aos 1.287,37 pontos.

O yuan se valorizou em relação ao dólar, após o Banco Central chinês reduzir a taxa de paridade central dólar-yuan, após o enfraquecimento da moeda norte-americana nos balcões internacionais. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,6484 yuans, de 6,6633 yuans do fechamento de sexta-feira. A taxa de paridade central dólar-yuan foi fixada em 6,6515 yuans, de 6,6605 yuans sexta-feira.

Em Taiwan, a Bolsa de Taipei fechou em alta moderada. O índice Taiwan Weighted subiu 0,9% e encerrou aos 8.702,23 pontos, liderado pelos ganhos nos setores de construção e têxtil.

Na Coreia do Sul, o índice Kospi da Bolsa de Seul recuou 0,2%, e fechou aos 1.953,64 pontos.

Seguindo a tendência dos demais mercados da região, a Bolsa de Sydney, na Austrália, também fechou em leve queda. O índice S&P/ASX 200 recuou 0,1%, e fechou aos 4.688,6 pontos.

Nas Filipinas, os números fracos do mercado de trabalho dos EUA não abalaram os investidores da Bolsa de Manila, onde o índice PSE avançou 1,1%, fechando aos 4.223,12 pontos.

A Bolsa de Cingapura teve ligeira alta, em meio aos resultados mistos dos mercados regionais, seguindo os dados desapontadores do relatório de trabalho dos EUA sexta-feira. O índice Straits Times avançou 0,3% e fechou aos 3.181,41 pontos.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, valorizou 0,7% e fechou aos 3.721,59 pontos, uma vez que fundos estrangeiros compraram papeis de empresas relacionadas ao petróleo devido à alta dos preços da commodity.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, subiu 0,1% e fechou aos 1.501,74 pontos, com volume mais fraco que o usual por causa da véspera de feriado. As informações são da Dow Jones

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Ações da Usiminas (USIM5) caem 16% após balanço; entenda

"Se tentar prever a direção do mercado, vai errar mais do que acertar", diz Bahia Asset

"O dólar é o grande quebra-cabeça das políticas de Trump", diz Luis Otavio Leal, da G5 Partners

Ibovespa fecha em alta de mais de 1% puxado por Vale (VALE3)

Mais na Exame