Mercados

Bolsas asiáticas fecham sem direção única

O principal índice acionário da China, o Xangai Composto, subiu 1,74%, atingindo o maior nível desde 10 de dezembro de 2013


	Sydney: bolsa fechou no menor nível em duas semanas, após pregão de poucos negócios
 (Wikimedia Commons)

Sydney: bolsa fechou no menor nível em duas semanas, após pregão de poucos negócios (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de agosto de 2014 às 09h48.

São Paulo - As bolsas na região da Ásia e do Pacífico fecharam sem direção única nesta segunda-feira, mas os mercados chineses tiveram forte desempenho, sustentados por ações do setor imobiliário e de corretoras.

O principal índice acionário da China, o Xangai Composto, subiu 1,74%, a 2.223,33 pontos, atingindo o maior nível desde 10 de dezembro de 2013.

Já o Shenzhen Composto, que acompanha empresas chinesas menores, avançou 1,4%, a 1.164,32 pontos.

A melhora da perspectiva econômica da China gerou expectativas de que Pequim reduza as restrições para empresas imobiliárias e corretoras, beneficiando ambos os setores nos negócios de hoje.

Entre as firmas imobiliárias, destacaram-se a China Vanke (+2,2%), Poly Real Estate Group (+2,9%) e China Merchants Property Development (+3,9%) e, entre as corretoras, os maiores ganhos foram da Guoyuan Securities (+7,7%), Citic Securities (+6,1%) e Founder Securities (+4,7%).

O dia também foi de valorização em Hong Kong, onde o índice Hang Seng subiu 0,3%, a 24.600,08 pontos, e em Taiwan, com alta de 0,7% no Taiex, a 9.330,19 pontos.

Em Seul, o índice Kospi, das ações sul-coreanas mais negociadas, terminou o dia com avanço de 0,35%, a 2.080,42 pontos.

Segundo analistas, porém, incertezas sobre o futuro da política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) e preocupações com a Argentina e Portugal pesaram sobre outros mercados da região.

O índice japonês Nikkei, de Tóquio, recuou 0,3%, a 15.474,50 pontos, enquanto o Straits Times, de Cingapura, perdeu 0,78%, a 3.318,40 pontos.

Na Oceania, a bolsa de Sydney fechou no menor nível em duas semanas, após um pregão de poucos negócios em meio a um feriado bancário no Estado de Nova Gales do Sul. O índice S&P/ASX 200, que reúne as ações mais líquidas na Austrália, caiu 0,3%, a 5.540,90 pontos.

Com informações da Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:Ásiabolsas-de-valoresAçõesMercado financeiroChinaNikkeiSeul

Mais de Mercados

A visão apocalíptica do mercado sobre empresas de software na era da IA

O inverno chegou para as criptomoedas? Para analistas, tudo indica que sim

Fôlego de última hora não poupou Nvidia de pior semana do ano na bolsa

Lembra dela? DeepSeek derrubou mercados há um ano — como está a empresa hoje?