Mercados

Bolsa pode disparar com ministério de Dilma, diz Goldman Sachs

Relatório defende que bolsa pode alcançar até 78 mil pontos até o final do ano caso mercado aprove novo ministério

Dilma Rousseff ainda não anunciou nenhum nome de seu ministério (Wilson Dias/EXAME.com)

Dilma Rousseff ainda não anunciou nenhum nome de seu ministério (Wilson Dias/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2010 às 12h47.

São Paulo - A nomeação de um ministério “amigável ao mercado” e que sinalize “rigor fiscal” pela presidente eleita Dilma Rousseff pode disparar um ciclo de alta das ações brasileiras, segundo o Goldman Sachs Group Inc.

O Ibovespa pode subir para 78.000 pontos até o fim do ano, o que representa um ganho de 7,4 por cento sobre o fechamento da semana passada, caso as indicações ministeriais sinalizem que o governo irá atingir a meta de superávit primário de 3,3 por cento do Produto Interno Bruto, escreveu Stephen Graham, analista do Goldman Sachs em São Paulo, num relatório a clientes com data de ontem.

“A meta implica conter as expectativas de inflação e precisar o menos possível da política monetária para controlar a inflação”, disse Graham. “Apesar da variedade de possibilidades, acreditamos que um gabinete amigável ao mercado seja provável. Houve comentários claros de Dilma sobre metas fiscais específicas.”

Dilma, que toma posse em 1 de janeiro, disse na semana passada que vai perseguir a redução do endividamento público para 38 por cento do PIB até o final do seu mandato em 2014 em relação aos atuais 41 por cento. Isso, segundo a presidente eleita, vai permitir que a taxa básica de juros do Brasil diminua.

“Por outro lado, uma falha do lado fiscal pode aumentar as tensões entre a taxa de câmbio, os juros e a inflação, onde soluções para cada problema podem exacerbar outros”, escreveu Graham.

Acompanhe tudo sobre:AçõesAmérica LatinaBancosbancos-de-investimentobolsas-de-valoresDados de BrasilEmpresasEmpresas americanasGoldman SachsGoverno Dilma

Mais de Mercados

Com Musk no governo Trump, para onde vão as ações da Tesla?

Banco Central anuncia leilão de linha com compromisso de recompra de até US$ 4 bilhões

CEO da Exxon defende que Trump mantenha EUA no Acordo de Paris

Ibovespa fechou em leve queda com incertezas fiscais e ata do Copom