Exame Logo

Bolsa de Valores de São Paulo abre em alta

Às 10:43, o Ibovespa subia 1,39 por cento, a 78.316 pontos. O volume financeiro somava 1,5 bilhão de reais.

Quedas: As ações da Petrobrás subiam 7,2 e 6,9 por cento, respectivamente, após tombo de quase 15 por cento (Paulo Whitaker/Reuters)
AB

Agência Brasil

Publicado em 4 de junho de 2018 às 10h56.

Última atualização em 4 de junho de 2018 às 11h46.

O principal índice de ações da B3 subia nos primeiros negócios desta segunda-feira, tendo como pano de fundo um viés benigno no mercado externo e ajudado pela recuperação das ações da Petrobras , em meio a notícias sobre o novo presidente da companhia e possíveis mudanças em sua política de preços.

Às 10:43, o Ibovespa subia 1,39 por cento, a 78.316 pontos. O volume financeiro somava 1,5 bilhão de reais.

Veja também

Na semana passada, o índice de referência do mercado acionário brasileiro acumulou queda de 2,1 por cento.

No exterior, o índice MSCI de ações de mercados emergentes subia 1,44 por cento.

De acordo com profissionais da área de renda variável ouvidos pela Reuters , as praças globais ainda repercutem os dados positivos do emprego nos Estado Unidos , conhecidos na sexta-feira, enquanto o noticiário político europeu começava a semana mais tranquilo.

"Os ânimos estão aparentemente mais calmos", afirmou um operador de uma corretora no Rio de Janeiro.

Na sexta-feira, dados do governo norte-americano mostraram que o crescimento do emprego acelerou em maio e a taxa de desemprego caiu para uma mínima de 18 anos de 3,8 por cento naquele país.

Em Wall Street, o índice S&P 500 subia 0,5 por cento.

DESTAQUES

- PETROBRAS PN e PETROBRAS ON subiam 7,2 e 6,9 por cento, respectivamente, após tombo de quase 15 por cento no último pregão. Ainda na sexta-feira, o presidente Michel Temer indicou Ivan Monteiro como novo presidente-executivo da companhia, no lugar a Pedro Parente, que pediu demissão. Também no radar estava reportagem do jornal Valor Econômico de que a Petrobras sinalizou para o governo que aceita rediscutir a política de reajuste diário da gasolina e alongar a periodicidade das mudanças de preços do combustível ao consumidor.

- CSN avançava 6 por cento, tendo de pano de fundo relatório do Credit Suisse elevando a recomendação das ações da siderúrgica para 'outperform' ante 'neutra'.

- BRF tinha alta de 1,5 por cento, em meio a expectativas de que Pedro Parente assuma a presidência-executiva da companhia. Parente, que renunciou ao respectivo cargo na Petrobras na última sexta-feira, já comanda o conselho de administração da empresa de alimentos. Uma decisão pode ser tomada já nesta semana, publicou o jornal Valor Econômico nesta segunda-feira.

- GOL PN valorizava-se 4,5 por cento, encontrando suporte na queda do dólar ante o real e na fraqueza nos preços do petróleo, variáveis que afetam os custos de companhias aéreas. A Gol também informou nesta segunda-feira que operou 99,4 por cento dos voos programados durante a greve dos caminhoneiros, entre 21 e 31 de maio, com o cancelamento de 12 dos 7.275 voos programados no período.

- ELETROBRAS PNB e ELETROBRAS ON caíam 1,1 e 1 por cento, respectivamente, destaque na ponta negativa. O governo encaminhou ao Congresso projeto de lei para destravar a venda das seis distribuidoras da Eletrobras no Norte e Nordeste. O movimento ocorre após medida provisória sobre a privatização da companhia não ser votada na Câmara e no Senado.

 

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valoresCongressoIbovespaPedro ParentePetrobras

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame