Mercados

Bolsa de Tóquio fecha com queda superior a 1%

A bolsa foi pressionada pela queda do dólar frente ao iene


	Bolsa de Tóquio: o índice Nikkei terminou com perdas de 1,1%
 (Kiyoshi Ota/Bloomberg)

Bolsa de Tóquio: o índice Nikkei terminou com perdas de 1,1% (Kiyoshi Ota/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de junho de 2014 às 06h20.

Tóquio - A Bolsa de Tóquio fechou em queda nesta segunda-feira, pressionada pela queda do dólar frente ao iene e por uma forte realização de lucros no mercado local.

O índice Nikkei terminou com perdas de 1,1%, aos 14.933,29 pontos. É a maior queda do índice desde o dia 16 de maio. O índice Topix também caiu, com desaceleração de 0,8%, para 1.234,68 pontos.

O volume de ações não foi robusto e totalizou apenas 1,8 bilhão na sessão de hoje.

Segundo analistas, a liquidação dos papéis não aponta necessariamente para uma queda súbita no sentimento de compra das ações no mercado japonês.

O que influenciou com mais força para as perdas de hoje foi a oscilação do dólar, que chegou a registrar mínima de 101,77 ienes durante o pregão.

Às 3h (de Brasília), horário de fechamento da bolsa japonesa, a moeda norte-americana estava cotada a 101,97 ienes, de 102,03 ienes de sexta-feira.

O dólar mais fraco é ruim para os exportadores, que enfrentam dificuldades em reduzir os preços dos produtos vendidos no exterior.

"Os estrangeiros estão muito fora do mercado, por isso não há muito o que esperar do mercado doméstico japonês", disse Yoshihiro Okumura, gerente geral da Chibagin Asset Management.

No mercado corporativo, as ações da Mitsubishi Heavy Industries caíram 3,7% após os rumores de que a Siemens AG estava próxima de finalizar uma oferta para comprar os negócios de energia da Alstom.

Com a derrota do Japão por 2 a 1 para a Costa do Marfim na Copa do Mundo, os papéis das fabricantes de materiais esportivos também tiveram forte queda. A Mizuno perdeu 1,8%, Asics recuou 1,5% e a Xebio terminou com queda de 2,0%. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbolsas-de-valoresMercado financeiroNikkei

Mais de Mercados

Novo CEO da Vale, IPCA-15 e Haddad: o que move o mercado

Ex-CEO da Warner Music desiste de comprar Paramount

Super ou Micro? Empresa de IA que subiu mais que Nvidia enfrenta seu teste de estresse

Mercado aguarda balanço da Nvidia para guiar expectativas sobre IA

Mais na Exame