Mercados

BM&FBovespa vai listar S&P 500 e petróleo WTI

Acordo fechado com o CME Group vai permitir a listagem cruzada de contratos futuros e facilitar aplicações

Pregão da Bovespa (Luiz Prado/Divulgação/BM&FBOVESPA)

Pregão da Bovespa (Luiz Prado/Divulgação/BM&FBOVESPA)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de março de 2012 às 18h33.

São Paulo – A BM&FBovespa e o CME Group anunciaram há pouco um acordo que vai permitir a listagem cruzada de contratos futuros com base em índices e ativos negociados nos dois mercados.

Pelo acordo, a bolsa brasileira lançará em reais contratos futuros denominados em dólares com base no índice S&P 500, no petróleo WTI (negociado na Nymex), e nos contratos de soja mini listados na Chicago Board of Trade (CBOT). Do outro lado, o Ibovespa será listado na Chicago Mercantile Exchange (CME) e compensado pela CME Clearing como um contrato futuro denominado em dólares.

Na prática, o acordo vai permitir que clientes da bolsa brasileira e do CME Group tenham acesso a diferentes ativos estrangeiros. Segundo o cronograma previsto, a BM&FBovespa planeja lançar os futuros mini de soja no segundo trimestre de 2012 e de petróleo (WTI) no terceiro trimestre do ano. Os futuros do S&P 500 e do Ibovespa vão demorar um pouco mais e serão lançados no segundo semestre deste ano.

A lista de ativos que terão listagem cruzada pode aumentar. O acordo prevê o licenciamento de outros produtos pelas empresas no futuro.
http://d1nfmblh2wz0fd.cloudfront.net/items/loaders/loader_1063.js?aoi=1311798366&pid=1063&zoneid=14729&cid=&rid=&ccid=&ip=

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasservicos-financeirosB3bolsas-de-valoresIbovespaMercado financeiro

Mais de Mercados

Salesforce vai mudar de nome? CEO diz que foco é IA, não mais nuvem

Compra de material escolar vira um 'inferno' na Amazon dos EUA

Sem café? Greve de funcionários da Starbucks em Nova York completa três semanas

Jovens na Coreia do Sul abandonam sonho da casa própria para investir em ações