Exame Logo

Bitcoin paga dividendos, mas não para todos

Uma cisão no blockchain criou uma nova ramificação na forma do bitcoin gold e os detentores de bitcoins recebem uma unidade por cada bitcoin que detêm

Bitcoin: depois da bitcoin cash, surge a bitcoin gold (Chris Ratcliffe/Bloomberg)

Rita Azevedo

Publicado em 25 de outubro de 2017 às 12h41.

Além de ganhos de capital estupendos, os investidores embitcoin também estão recebendo dividendo -- se tiverem sorte.

Uma cisão no blockchain criou uma nova ramificação na forma do bitcoin gold, na terça-feira ( entenda melhor ), e os detentores de bitcoins recebem uma unidade por cada bitcoin que detêm, segundo os desenvolvedores da ramificação.

Veja também

A criptomoeda caiu em relação à alta recorde após o chamadohard fork, assim como as ações normalmente caem depois de se tornarem ex-dividendos.

Outras moedas digitais importantes, como o ethereum, subiram porque os investidores venderam bitcoins e transferiram o dinheiro para alternativas, disse Gavin Yeung, CEO da empresa de investimentos Cryptomover.

“É muito saudável para o ecossistema ser capaz de dizer ’sou um investidor, recebo meu dividendo e depois posso fazer o que quiser com meu investimento’”, disse Yeung na terça-feira.

Obviamente há diferenças. Diferentemente de um pagamento de dividendos de ações, para receber o bitcoin gold adicional o investidor precisa estar usando uma carteira ou uma bolsa que suporte o novo ativo. A Coinbase, uma das maiores bolsas, por exemplo, disse que não o fará.

Além disso, o bitcoin gold e uma ramificação anterior chamada bitcoin cash surgiram de visões conflitantes dentro da comunidade descentralizada da moeda -- e não de uma decisão consciente para ampliar os retornos dos investidores. Nesse sentido, os “forks” são mais parecidos com cisões de ações.

Acompanhe tudo sobre:BitcoinCriptomoedasDividendos

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame