O Banrisul é controlado pelo governo do Rio Grande do Sul (Andrevruas/Wikimedia Commons)
Da Redação
Publicado em 16 de agosto de 2012 às 14h40.
São Paulo – A projeção de um cenário mais desafiador no curto prazo fez o HSBC diminuir o preço-alvo das ações do banco Banrisul (BRSR6), de 20 para 19 reais, um potencial de valorização de 16%. A recomendação foi cortada de alocação acima da média de mercado (overweight) para neutra.
Em linhas gerais, despesas mais altas e margens pressionadas devem limitar o desempenho operacional do banco.
“As despesas operacionais ficaram 11,3% acima de nossa estimativa no segundo trimestre, com crescimento de 12,3% na comparação anual, refletindo o aumento de custos com pessoal e com terceiros, ligado à aquisição da Credimatone”, explicam os analistas Mariel Santiago e Victor Galliano.
O Banrisul está em processo de expansão de sua rede de agências para enfrentar uma concorrência mais agressiva. O banco abriu 14 agências no primeiro semestre do ano e deve abrir mais 36 nos próximos dois trimestres.
A maior parte da instalação das agências ocorrerá na segunda metade do ano, seguida da contratação de aproximadamente 300 funcionários adicionais. “Com esse cenário, também não esperamos melhoria no índice de eficiência no curto prazo”, projetam os analistas.
Resultados recentes
O Banrisul registrou lucro líquido de 419,6 milhões de reais no primeiro semestre de 2012, resultado 4,3% abaixo do alcançado no mesmo período do ano anterior.
No segundo trimestre, o lucro foi de 205,2 milhões de reais, 9,7% abaixo do registrado um ano antes e 4,3% a menos que o apurado no trimestre imediatamente anterior.
As ações do Banrisul amargam uma desvalorização de 11% neste ano, enquanto o Ibovespa, principal índice da bolsa, acumula valorização de 3,8%.