Ativa recomenda a compra das ações da Lupatech
Para corretora Ativa, empresa irá lucrar na esteira dos frutos do pré-sal
Da Redação
Publicado em 15 de outubro de 2010 às 10h43.
São Paulo - Quando o assunto é petróleo, é consenso que os investimentos massivos previstos para o mercado nacional em face de projetos como o pré-sal devem impulsionar as empresas de exploração e refino. A novidade é um cenário favorável ao segmento de desenvolvimento e produção, avalia a corretora Ativa, que iniciou nesta sexta-feira a cobertura dos papéis da Lupatech (LUPA3), maior fornecedora de válvulas para o setor de petróleo e gás do mercado interno.
"Acreditamos que o cenário que se configura no mercado nacional para os próximos anos é extremamente positivo, com expectativa de enormes investimentos em desenvolvimento e produção, segmentos antes preteridos", diz o analista Artur Delorme. Para ele, a companhia deve se beneficiar dos ganhos de escala, mas no médio e longo prazo, com aumento de 25% na margem EBITDA em 2013 Em 2010, a Ativa projeta faturamento líquido da Lupatech em 625 milhões de reais em 2010.
A Ativa iniciou a cobertura com recomendação de compra e preço justo de 35,97 reais, um upside de 59% em relação à cotação de fechamento do dia 14 de outubro. O analista destaca que a companhia possui praticamente 100% de market share do segmento de cabos de ancoragem para plataformas, além da qualidade de serviço e tecnologia e uma excelente relação com a Petrobras.
No entanto, a baixa diversificação e elevada dependência da Petrobras é apontada como um dos fatores de risco para a companhia, assim como a apreciação do dólar frente ao real, atrelada à dívida em moeda estrangeira. Por fim, há ainda o risco de ão efetivação das expectativas de crescimento do setor no Brasil.
Leia mais em Mercados
Leia mais sobre Ações e Bolsas
Siga o Canal de Mercados no Twitter