Mercados

Apple vale o mesmo que empresas abertas da Espanha, Grécia e Portugal (juntas)

As 500 companhias de países do centro da crise valem pouco mais do que a empresa americana - por enquanto

Multidão aglomerada na frente da Apple Store chinesa (Feng Li/Getty Images)

Multidão aglomerada na frente da Apple Store chinesa (Feng Li/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de abril de 2012 às 16h04.

São Paulo – A escalada do preço das ações da Apple (AAPL) parece não ter limites. O papel negocia bem acima dos 600 dólares em Nova York e ontem a empresa alcançou valor de mercado de 586 bilhões de dólares.

Isso é muito mais do que você tem no banco? Outras empresas pelo mundo também não passam nem perto desse valor.

A agência de notícias Bloomberg fez um levantamento nos países europeus que estão no centro da crise e concluiu que a Apple tem um valor de mercado muito próximo ao de 500 empresas públicas da Espanha, Grécia e Portugal, que somadas valem 590 bilhões de dólares.

Essas companhias estão em países que vivem a crise na Europa bem de perto. Enquanto a bolsa desses lugares cai, a ação da empresa só sobe, e não é difícil imaginar que logo supere o valor dessas companhias.

Por aqui

No Brasil, as principais empresas também estão a metros de distância da Apple. Para se ter uma noção do quão “cara” é a empresa da maçã, a Petrobras, que é a mais valiosa da bolsa brasileira, encerrou o pregão de terça-feira com um valor de mercado de exatos 154.846.356,10 dólares. Ou seja: numa Apple cabem três Petrobras e ainda sobra espaço. 


As seis maiores empresas abertas no Brasil precisariam unir forçar para chegar perto do valor de mercado da Apple. Petrobras, Vale, Ambev, Itaú Unibanco, Bradesco e Banco do Brasil juntos valem pouco menos de 563 bilhões de reais.

Se acrescentado o valor de mercado da sétima colocada na bolsa, a Telefônica Brasil, o número passa só um pouquinho do valor de mercado da Apple, já que as sete companhias somadas valem cerca de 596 bilhões de dólares.

Mesmo sem Steve Jobs no comando, a Apple parece continuar sendo a empresa preferida do mercado. Do início do ano até meados de março, as ações da companhia tiveram uma valorização tão forte que a empresa ganhou “uma Petrobras” em valor de mercado, segundo uma pesquisa da Economática.

BolhApple?

Outro levantamento, realizado pelo site Insider Monkey, também comprova o gosto dos investidores pelos papéis da empresa. Numa lista das companhias que mais recebem investimentos de fundos bilionários, a Apple ficou em primeiro lugar, pois recebe investimentos de 19 grandes fundos.

A escalada da empresa na bolsa ainda deve continuar por um bom tempo. Segundo o analista Brian White, da Topeka Capital Markets, a companhia ainda pode ver seu papel acrescentar 400 dólares ao valor atual. Esse é o primeiro analista a estimar um valor acima de 1 mil dólares para a empresa.

Se isso ocorrer, o valor de mercado da Apple vai passar de 1 trilhão de dólares, próximo ao valor de mercado de todas as 369 empresas que negociam ações no mercado brasileiro. Juntas, elas valem hoje pouco mais de 1,33 trilhão de reais.

Acompanhe tudo sobre:AçõesAppleB3bolsas-de-valoresEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaTecnologia da informação

Mais de Mercados

Banco Central volta a intervir no câmbio, após dólar bater R$ 5,69

Warren Buffett completa 94 anos: 10 frases do CEO da Berkshire Hathaway para investir melhor

Aposta de alta da Selic atinge máxima após dados fortes do mercado de trabalho

Ibovespa fecha estável com dados da Pnad e inflação americana no radar

Mais na Exame