Ações da Gafisa sobem com previsão de oferta
Construtora espera levantar 1,06 bilhão de reais para investimentos
Da Redação
Publicado em 27 de março de 2010 às 20h05.
São Paulo - A construtora e incorporadora Gafisa anunciou que pretende captar 1,06 bilhão de reais com uma oferta primária de ações na BM&FBovespa. Os papéis serão negociados a 12,50 reais cada. A divulgação do valor da operação fez as ações ordinárias da Gafisa (GFSA3, com direito a voto) subirem em 2,15% às 11h36, quando eram negociadas a 12,82 reais.
A emissão, que será realizada para financiar aquisições e possibilitar a compra de novos terrenos, vai desafiar a tendência deste ano de empresas cancelarem ou adiarem ofertas. São 85 milhões de ações oferecidas pela empresa, uma semana depois da estreia (IPO, oferta inicial de ações) frustrada da OSX, de Eike Batista, na bolsa. A companhia de serviços petrolíferos de Eike precisou reduzir em 40% o preço de venda das ações, em relação ao teto estipulado pelos líderes da emissão, para atrair investidores. Cada ação foi distribuída a 800 reais no IPO. No primeiro dia de pregão, porém, os papéis fecharam em queda de 12,50%, a 700 reais.
As ofertas em 2010 - e suas tentativas - foram realizadas em meio à preocupação do aumento dos juros pelo Banco Central e à possibilidade de moratória de nações europeias. Depois de um aumento de 83% no Ibovespa em 2009, neste ano o ganho foi de apenas 1,2% até agora.
"Esta operação [da Gafisa] tem mais potencial para dar certo do que os IPOs por ser uma segunda oferta e pelo preço justo pedido pelas ações", disse Guilherme Figueiredo, diretor do fundo M. Safra & Co. em São Paulo, à agência de notícias Bloomberg. "Parece que a demanda é bem grande, apesar de nós esperarmos um desconto maior no preço", finalizou.
Cerca de 20% do montante adquirido vai para aquisições da Gafisa, e 35% será aplicado na compra de terrenos. Perto de metade dos novos projetos da empresa para 2010 deve focar em moradias de baixo custo, se aproveitando do programa "Minha Casa, Minha Vida" do governo federal.