Mercados

Ações de Bovespa e BM&F disparam com mudança na CSLL

Bolsas devem ficar de fora do reajuste na alíquota do tributo, que passa a vigorar em maio

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 10h38.

As ações da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e da Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) dispararam nesta segunda-feira (28/4) com a notícia de que o reajuste na Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) não deve atingir as bolsas. A partir de maio, a alíquota do tributo para o setor financeiro sobe de 9% para 15%.

Durante o pregão, os papéis da Bovespa chegaram a subir 6,9%, mas encerraram o dia cotados a 22 reais, em alta de 4,16%. Já as ações da BM&F tiveram valorização máxima de 6,6% no dia, e fecharam cotadas a 14,49 reais, em alta de 5,84%. Na sexta-feira (25/4), os papéis já tinham experimentado forte valorização, de 5,33% e 4,9%, respectivamente.

De acordo com o deputado Odair Cunha (PT-MG), relator da Medida Provisória 413, que trata da cobrança da CSLL, foi realizada uma alteração no texto original da medida determinando que a tributação para as bolsas permaneça em 9%. "A alteração foi feita porque entendo que a bolsa não faz intermediação financeira", afirmou.

O deputado destacou que a elevação da CSLL implicaria em maiores custos para se operar na bolsa, reduzindo o volume negociado e estimulando a saída de investidores para bolsas em outros países, que trabalham com custos menores.

Diante das boas notícias, a corretora Itaú revisou para cima suas projeções para as ações de ambas as bolsas. A previsão para as ações da Bovespa em dezembro de 2008 passaram de 33,20 reais para 36,50 reais, o que representa um potencial de alta de 72,8% frente ao fechamento da última sexta-feira (25/4). Já a expectativa para os papéis da BM&F passaram de 23,50 reais para 25,80 reais, potencial de valorização de 88,5% até o final do ano.

*Com informações da Agência Estado
** Atualizada às 18h15

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Ibovespa fecha em leve baixa e interrompe sequência de recordes

Nike vai demitir 775 funcionários para apostar em automação

Dólar fecha em baixa com aversão aos Estados Unidos às vésperas do Fed

Vale lidera perdas do Ibovespa com novo transbordamento em mina