O presidente do Banco Santander, Emilio Botín: o banco, líder da zona do euro por capitalização, perdia 3,07% (Javier Soriano/AFP)
Da Redação
Publicado em 16 de fevereiro de 2012 às 10h28.
Madri - Os papéis dos setor bancário espanhol apresentam forte queda nesta quinta-feira em Madri, provocando o recuo do índice Ibex-35, após a advertência da Moody's de que analisa rebaixar no curto prazo as notas de 114 bancos europeus.
Às 12H25 GMT (10H25 de Brasília), o Ibex-35 caía 2,5%.
Os bancos espanhóis de menor porte eram os mais afetados. O Bankia perdia 8,54%, Banco Sabadell caía 7,09% e o Banco Popular recuava 6,70%.
As entidades mais importantes também sofriam com a situação: o Santander, líder da zona do euro por capitalização, perdia 3,07%, o BBVA - segundo banco espanhol - caía 4,89% e o terceiro, o CaixaBank, perdia 4,82%.
A agência de classificação financeira Moody's anunciou nesta quinta-feira que poderia baixar no curto prazo as notas de 114 bancos europeus, inclusive a dos gigantes do setor, devido à crise e o rebaixamento da nota de vários países da União Europeia (UE).
Entre os pesos pesados do setor ameaçados pela Moody's com um rápido rebaixamento da sua nota estão os alemães Deutsche Bank e Commerzbank, os britânicos Royal Bank of Scotland e HSBC, o holandês ING, o espanhol Santander e o italiano Unicredit.