Tratores da Caterpillar: ações dispararam por alívio de que o relatório foi largamente consistente com o alerta do mês passado e o anúncio de reestruturação (Scott Olson/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 22 de outubro de 2015 às 21h00.
Chicago - A Caterpillar divulgou lucros trimestrais mais baixos e reduziu perspectivas devido ao crescimento econômico mais lento da China e à recessão no Brasil, mas as ações dispararam por alívio de que o relatório foi largamente consistente com o alerta do mês passado e o anúncio de reestruturação.
"Os resultados foram alinhados ao pré-anúncio e não piores" disse o analista da Longbow Research Eli Lustgarten, comentando sobre o salto das ações, uma alta de 4,3 por cento em negociações no meio do dia.
A maior empresa de equipamentos para construção e mineração do mundo reduziu suas expectativas de ganhos por ação em todo o ano de 2015 para 3,70 dólar, ante 4,70 dólar anteriormente. Excluindo os custos da reestruturação, cortou sua estimativa de ganhos por ação em 2015 para 4,60 dólares, ante 5 dólares.
"O ambiente permanece extremamente desafiador para a maioria das principais indústrias que servimos, com vendas e receitas em queda de 19 por cento ante o terceiro trimestre do ano passado", disse o presidente executivo e presidente do conselho da Caterpillar Doug Oberhelman, em comunicado.
A Caterpillar estima uma queda de 5 por cento nas vendas em 2016, no que pode ser seu quarto ano seguido de declínios.
Para o terceiro trimestre, a empresa reportou um resultado líquido de 368 milhões de dólares, ou 0,62 dólar por ação, uma queda ante 1,02 bilhão de dólares, ou 1,63 dólar por ação um ano antes.