Mercados

Ações europeias caem por preocupações com zona do euro

O índice FTSEurofirst 300 tem queda de 0,21%, aos 1.086 pontos, depois de ter recuado 0,6% na quinta-feira

Índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, na Alemanha (Getty Images)

Índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, na Alemanha (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de agosto de 2012 às 09h07.

Londres - As ações europeias atingiram uma nova mínima intradia nesta sexta-feira, com traders citando renovadas preocupações de que o Banco Central Europeu (BCE) pode adiar um programa de compra de ativos e cautelosos em relação a declarações da chanceler alemã Angela Merkel.

"A Merkel surgiu e, embora as manchetes não sejam exatamente negativas, sempre que os políticas começam a falar o mercado fica um pouco nervoso", disse um trader de Londres.

Ainda, uma matéria da Bloomberg sugere que o BCE pode conter a finalização de um plano de compra de títulos antes do veredicto da corte constitucional da Alemanha sobre o fundo de resgate da zona do euro.

Investidores também especulavam sobre a possibilidade de uma nova rodada de estímulo pelo Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos.

Às 8h54 (horário de Brasília), o índice FTSEurofirst 300 tinha queda de 0,21 por cento, para 1.086 pontos, depois de ter recuado 0,6 por cento na quinta-feira, ao passo que preocupações com as perspectivas da economia global após a divulgação de dados fracos levaram os investidores a realizarem lucros após os fortes ganhos recentes.

As ações de mineradoras tinham as maiores quedas nesta sexta-feira, passando a cair depois dos ganhos da sessão anterior, à medida que as expectativas de estímulo iam e vinham.

A Eurasian Natural Resources e Rio Tinto estavam entre as maiores quedas do índice, sofrendo quedas de 4,07 por cento e 3,25 por cento, respectivamente.

"No geral, nós esperamos que os investidores parem de aumentar suas exposições a ativos de risco, como ações e o euro, até que tenhamos alguma clareza do Fed na semana que vem", afirmou o estrategista de mercado do ETX Capital, Ishaq Siddiqi.

Na quinta-feira, o presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, um membro sem direito a voto no Fed, disse que os dados dos Estados Unidos vieram um pouco melhores este mês e que ata da última reunião do Fed estava "um pouco desatualizada", referindo-se às discussões que indicaram que uma terceira rodada de compra de títulos estava entre as opções.

Mais de Mercados

Apostas para próximo corte de 50 pb quase zeram após fala de ex-secretário do Tesouro dos EUA

Com projeção de Selic a 13,5%, Felipe Guerra, da Legacy, vê Ibovespa mais caro que a bolsa americana

Payroll forte chancela aposta em corte de 25 bps e aumenta expectativa por pouso suave

Ibovespa fecha no positivo após payroll aumentar expectativa por pouso suave nos EUA