Mercados

Ações europeias caem e mercado suíço lidera perdas após PIB

O índice das principais ações europeias, FTSEurofirst 300, cai 0,68%, aos 1.084 pontos

Índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, na Alemanha (Getty Images)

Índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, na Alemanha (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de setembro de 2012 às 08h21.

Londres - As ações europeias caíam nesta terça-feira, à medida que investidores ficavam cautelosos antes da reunião do Banco Central Europeu (BCE), com o mercado suíço liderando as perdas depois que dados mostraram uma contração inesperada da economia do país.

Às 7h53 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 caía 0,68 por cento, para 1.084 pontos, enquanto o índice Euro STOXX 50 perdia 0,3 por cento.

O índice acionário SMI da Suíça tinha o pior desempenho entre os principais mercados europeus, recuando 0,91 por cento depois que o país reportou uma contração econômica inesperada.

Expectativas de que o BCE irá confirmar um esquema de compra de dívida para combater a crise da dívida da zona do euro tem levado a uma rali nas ações desde o final de julho.

O índice FTSEurofirst 300 já avançou cerca de 7 por cento desde que o presidente do BCE, Mario Draghi, prometeu em 26 de julho fazer "o que for preciso" para proteger o euro da crise, cujos riscos estão impactando cada vez mais a Espanha e a Itália.

Mas incertezas sobre o momento e a extensão de qualquer ação do BCE após a reunião do banco central na quinta-feira limitou os ganhos e, alguns operadores acreditam, deixaram o mercado vulnerável a vendas.

"Eu ainda estou esperando mais fraquezas, a menos que eles deem uma declaração chocante na quinta-feira, mas eu não acredito que eles próprios necessariamente sabem como consertar a crise", afirmou o chefe de ações do Bastion Capital, Adrian Slack.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Após desistir da Braskem, Adnoc fecha a compra da alemã Covestro

BTG eleva preço-alvo da JBS e vê janela de oportunidade para compra do papel

Ibovespa opera em forte alta após melhora de nota de crédito do Brasil

Dexco vende operação de chuveiros e torneiras elétricas