Mercados

Ações avançam com alívio de temor sobre conflito na Ucrânia

Para tranquilizar investidores, Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou que "um certo progresso" foi alcançado durante conversas


	Bolsa de Londres: às 8h15, o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 tinha alta de 1,03%
 (Facundo Arrizabalaga/AFP)

Bolsa de Londres: às 8h15, o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 tinha alta de 1,03% (Facundo Arrizabalaga/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de agosto de 2014 às 10h42.

Paris - As ações europeias avançavam nesta segunda-feira, uma vez que a ameaça de um conflito mais amplo na Ucrânia parecia diminuir.

No que pode ser um marco na campanha da Ucrânia contra separatistas pró-Moscou, forças do governo levantaram sua bandeira nacional sobre uma delegacia da polícia na cidade de Luhansk, que ficou por meses sob controle rebelde.

Também para tranquilizar investidores, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou nesta segunda-feira que "um certo progresso" foi alcançado durante conversas entre Rússia, Alemanha, França e Ucrânia e Berlim no domingo.

Às 8h15 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 tinha alta de 1,03 por cento, a 1.336 pontos. As blue-chips alemãs --consideradas as mais vulneráveis às tensões entre Ocidente e Rússia-- estavam entre as principais altas nesta segunda-feira. A BASF subia 1,61 por cento, enquanto a Bayer ganhava 1,99 por cento e a Siemens avançava 1,10 por cento.

O FTSEurofirst recuou 0,5 por cento e o DAX alemão caiu 1,4 por cento na sexta-feira, diante de notícias de que forças ucranianas haviam destruído uma coluna militar russa na Ucrânia, o que motivou temores de uma escalada do conflito.

"As notícias de sexta-feira assustaram os investidores, mas acabou que não houve escalada envolvendo as forças russas no fim de semana e as forças rebeldes tem na verdade recuado, o que ajuda o mercado a reverter perdas", disse o operador do Saxo Bank Pierre Martin.

Acompanhe tudo sobre:Ucrânia

Mais de Mercados

Dotz (DOTZ3) diminui prejuízo e registra segundo Ebitda positivo desde o IPO

Lucro da Stone cresce 54% com aumento de volume processado e market share

"De volta à forma": JBS bate consenso já otimista e sobe mais de 3% na Bolsa

Ibovespa alcança nova máxima no ano e fica acima dos 133 mil pontos

Mais na Exame