O presidente do BCE, Mario Draghi (François Lenoir/Reuters)
Da Redação
Publicado em 5 de outubro de 2012 às 08h47.
Tóquio/Cingapura - As ações asiáticas subiram nesta sexta-feira, com investidores esperando importantes dados de emprego dos Estados Unidos, sustentando o humor positivo depois que o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, disse que o órgão está pronto para comprar títulos de países em dificuldade.
Às 7h50 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne mercados da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão avançava 0,57 por cento, depois de atingir o maior nível em cinco meses mais cedo, e caminhava para um ganho semanal de 0,8 por cento, o que levará o índice a uma alta acumulada no ano de quase 13 por cento.
As ações australianas tiveram forte desempenho e expandiram 0,94 por cento, para máximas em 14 meses, lideradas por ações de mineradores que avançaram seguindo o quarto dia de ganhos em Wall Street.
O índice Nikkei do Japão fechou em alta de 0,44 por cento.
O Banco do Japão, banco central do país, não anunciou novas medidas de afrouxamento monetário como esperado, apesar do aumento das pressões políticas, guardando munição por enquanto e esperando para avaliar o impacto do estímulo que anunciou mês passado.
Os investidores irão observar atentamente os dados de emprego dos Estados Unidos que serão divulgados às 9h30, depois que indicadores recentes sugeriram que a economia está voltando a ganhar força, apesar de parecer presa numa recuperação lenta. O relatório do governo deve mostrar criação de 113 mil postos de trabalho no mês passado, mas a taxa de desemprego provavelmente subiu para 8,2 por cento ante 8,1 por cento em agosto.
"Todos os olhos estão voltados para os dados de emprego, uma vez que isso afeta os mercados desde energia até metais devido ao seu impacto nos preços de ações e nas moedas", afirmou o sócio da empresa de consultoria japonesa Market Risk Advisory Naohiro Niimura.
A bolsa de Cingapura fechou em alta de 0,69 por cento, enquanto Taiwan avançou 0,11 por cento. O índice de Hong Kong expandiu 0,50 por cento.