Ação da Oi dispara 19% após Cade aprovar venda de controle da InfraCo
Globenet e BTG Pactual passarão a deter 57,9% de operadora de infraestrutura com foco em fibra ótica
Guilherme Guilherme
Publicado em 18 de outubro de 2021 às 14h59.
Última atualização em 18 de outubro de 2021 às 15h50.
As ações da Oi (OIBR3) chegaram a disparar 19% para 1,19 real no pregão desta segunda-feira, 18, após o Conselho Administrativo de Defesa Econômica, o Cade , aprovar sem restrições a venda do controle da InfraCo, operadora de infraestrutura que passou a se chamar Vtal.
Com isso, Globenet Cabos Submarinos e fundos do BTG Pactual (do mesmo grupo controlador da Exame) passarão a ter 57,9% do negócio. A conclusão da operação ainda está sujeita à anuência prévia da Anatel.
No mercado a venda de parte da InfraCo vinha sendo vista como um importante passo para a redução do endividamento da Oi e expansão de sua rede de atendimento. Os planos da Oi é ter a Vtal "como viabilizadora de uma rede de alta velocidade para operadoras e provedores de internet, permitindo a otimização dos investimentos, a expansão dos negócios com rápida entrada no mercado e evitando a redundância de construção de infraestrutura, que tipicamente ocorre no segmento de telecomunicações."
Na frente residencial, as receitas com fibra ótica superaram a da rede de cobre no segundo trimestre deste ano, batendo 654 milhões de reais contra 653 milhões de reais. Na comparação anual, a receita com fibra cresceu 121%.