Mercados

10 notícias para lidar com os mercados nesta segunda-feira

Analistas estimam Selic em 9,75% ao ano em 2012; Itália deve elevar impostos e reduzir benefícios

Desaceleração na China se espalha, mostra índice do HSBC (Gideon Mendel/Corbis/Latin Stock)

Desaceleração na China se espalha, mostra índice do HSBC (Gideon Mendel/Corbis/Latin Stock)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de dezembro de 2011 às 08h29.

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber:

1 - Itália deve elevar impostos e reduzir benefícios. Entre as medidas de austeridade aprovadas neste domingo pelo gabinete do primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, estão aumento de impostos, redução de benefícios, como o da aposentadoria, e corte nos repasses de recursos às províncias e municípios. As medidas serão adotadas gradualmente, segundo informações da agência Ansa.

2 - Analistas estimam Selic em 9,75% ao ano em 2012. A estimativa de analistas do mercado financeiro para a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em 2011, subiu pela segunda semana seguida e voltou a ficar no teto da meta – 6,5%. A projeção anterior era 5,49%. Para 2012, a projeção caiu de 5,56% para 5,49%, 0,99 ponto percentual acima do centro da meta de inflação (4,5%).

3 - Zona do euro caminha para forte contração no quarto trimestre, diz Markit. A escalada da crise de dívida soberana já empurrou a economia da zona do euro para uma contração que pode ser bem pior que a prevista por economistas, sugeriram pesquisas empresariais nesta segunda-feira.

4 - Desaceleração na China se espalha, mostra índice do HSBC. O índice caiu para 52,5, um forte declínio na comparação com a leitura de outubro, de 54,1 - a maior em quatro meses. O índice, no entanto, ainda permanece acima da marca de 50, que separa expansão de contração.

5 - Encontro de Merkel e Sarkozy concentra atenções. A semana começa com as atenções voltadas para a reunião entre a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, em Paris, no qual ambos irão tentar superar no encontro divergências remanescentes sobre estratégias para colocar um fim na crise da zona do euro.


6 - Bolsas europeias abrem em alta no pregão desta segunda-feira. O índice FTSE-MIB da Bolsa de Valores de Milão abriu nesta segunda-feira em alta de 2%, para os 15.769 pontos.

7 - Bolsas da Ásia fecham com sinais mistos; Hong Kong sobe 0,7%. As bolsas asiáticas iniciaram a semana sem sinal definido - não houve negociações na Tailândia por ser feriado. Alguns mercados da região sofreram com as preocupações sobre a crise da dívida da Europa. Outras bolsas, contudo, reagiram a dados positivos da economia dos Estados Unidos.

8 - Minha Casa, Minha Vida incluirá famílias com renda de até R$ 1,6 mil. A presidente Dilma Rousseff disse hoje que, a partir de 2012, 60% das moradias do programa Minha Casa, Minha Vida serão destinadas a famílias de baixa renda – que recebem até R$ 1,6 mil. A previsão do governo é que 1,2 milhão de unidades sejam entregues a essa faixa da população brasileira.

9 - Imóveis têm a menor alta em 15 meses. Os preços dos imóveis deram um sinal mais firme de acomodação em novembro. A valorização registrada no mês passado foi de 1,4%, segundo o índice FipeZAP, que compila os valores dos imóveis colocados à venda no site ZAP em sete capitais brasileiras. Apesar de ainda bastante forte, o percentual de 1,4% é o menor dos últimos 15 meses. Também foi o sétimo mês seguido de desaceleração no ritmo de alta.

10 - França e Alemanha querem regra estrita para países da UE. Os governos da França e da Alemanha analisam a adoção de regras orçamentárias mais estritas para alguns dos países do núcleo da União Europeia (UE), para o caso de países com sérios problemas orçamentários colocarem objeções a medidas propostas para equilibrar o orçamento, reportou neste domingo a revista alemã Focus. A revista cita fontes do governo alemão, que falaram sob anonimato.

Acompanhe tudo sobre:B3bolsas-de-valores

Mais de Mercados

Kora Saúde (KRSA3) anuncia grupamento de ações de 10 para 1 para aumentar cotação e liquidez

Próximo de sucessão, Jamie Dimon afirma que reunião com acionista é 'perda de tempo'

Petrobras é a 13ª maior pagadora de dividendos do mundo; empresa ganha da Apple e LVMH

Estrangeiros devem impulsionar Ibovespa para os 150 mil pontos, diz head do Scotiabank Brasil