Exame Logo

Como montar uma carteira de Investimentos?

Encontrar uma alocação de ativos ótima entre diversos tipos de investimento é fundamental para o sucesso nos investimentos.

Bruno Lima, analista da EXAME Invest Pro (EXAME/Exame)
MR

Maria Rachel

Publicado em 19 de fevereiro de 2021 às 14h43.

Última atualização em 7 de julho de 2022 às 16h40.

Encontrar uma alocação de ativos ótima entre diversos tipos de investimento é fundamental para o sucesso nos investimentos. A alocação de ativos é um dos principais fatores que determinam o rendimento de qualquer carteira de investimentos, especialmente no longo prazo.

Renda Fixa, Ações, BDRs, FIIs, Ouro, Dólar

O problema é escolher, já que as possibilidades são muitas: Renda Fixa, Ações, BDRs ou Ações Estrangeiras, Fundos Imobiliários (FIIs), Ouro, Tesouro Direto, Dólar etc. A princípio pode parecer complicado, mas a verdade é que é muito mais simples do que parece saber onde investir.

Veja também

O que é essa alocação de ativos? É encontrar o mix ótimo entre diferentes modalidades de investimento que possibilite alcançar um objetivo determinado, num período de tempo estipulado e com risco compatível ao seu perfil de investidor. “As pessoas sempre procuram uma fórmula mágica de alocação de ativos.  Mas ela não existe!”, afirma Lima.

Entretanto, ele esclarece que existem três princípios que podem te ajudar a pensar a alocação entre classes de ativos.

Como pensar a alocação entre classes de ativos:

  1. Seus objetivos de curto, médio e longo prazos
  2. Sua tolerância ao risco
  3. A maneira como você divide seu portfólio entre as classes de ativos é a primeira coisa que você deve considerar ao se preparar para realizar os investimentos, porque tem o maior efeito na maneira como seu portfólio irá agir

Bruno Lima também é professor da EXAME Academy, onde ensina qualquer um a investir na bolsa.
Conheça o curso IniciAção.

Em suma, Lima esclarece que não existem alocações "boas" ou "ruins" – cada um precisa encontrar a mais adequada com base em sua própria situação. Se é mais conservador ou não, quais são seus objetivos (comprar um carro, aposentadoria, faculdade dos filhos etc.).

A dica de Lima para o investidor iniciante é que ele responda às seguintes perguntas no momento de começar a montar sua carteira.

O que analisar antes de montar sua carteira de investimentos

  1. Objetivos: crie objetivos claros (por exemplo: atingir R$1.000.000 de patrimônio em 10 anos). Isso vai deixar o caminho mais nítido
  2. Alinhe o horizonte de investimento à alocação
  3. Diversificação sempre
  4. Procure reduzir os custos (corretagem, taxas de admnistração de fundos etc.)
  5. Disciplina e foco no longo prazo
Acompanhe tudo sobre:Carteira recomendadaCopydicas-de-financas-pessoaisDinheiroeducacao-financeiraGuia de Investimentos

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Invest

Mais na Exame