Exame Logo

13° salário em 2022: confira quem tem direito, qual o valor e onde investir

Aproximadamente 85,5 milhões de brasileiros serão beneficiados com rendimento adicional de R$ 2.672 em média

De acordo com o DIEESE, os pagamentos do benefício podem injetar R$ 250 bilhões na economia este ano (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
LC

Leonardo Carmo

Publicado em 23 de novembro de 2022 às 08h30.

Última atualização em 19 de dezembro de 2022 às 12h40.

Criado em 1962, o décimo terceiro salário é uma gratificação paga no fim do ano para todos os que trabalharam de forma regular por pelo menos 15 dias. Como o valor deve ser pago no máximo até dezembro, o dinheiro costuma ser usado com as despesas das datas comemorativas do mês e em promoções como as que acontecem na Black Friday. Basicamente, trata-se de um salário adicional pago pelas empresas e pensado com o objetivo de impulsionar a economia.

Com o tempo, outras pessoas além dos trabalhadores começaram a receber a gratificação de natal. Por isso, hoje o valor também é um direito dos pensionistas e aposentados do INSS, pessoas afastadas por doença, licença maternidade e alguns outros casos.

Veja também

Dividido em dois pagamentos, a primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga até o dia 30 de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro.

Se você quer multiplicar o seu 13 o salário, clique aqui e crie uma conta no Maior Banco de Investimentos da América Latina. Temos um time de profissionais prontos para ajudar você

Onde investir o 13° salário?

Assim como em qualquer investimento, o dinheiro do décimo terceiro salário deve ser alocado de acordo com o perfil da pessoa investidora e os objetivos. Por isso, antes de começar a pensar em poupança, CDB, LCI, LCA, CRA, ou qualquer coisa do tipo, vale realizar um teste de suitability e entender se você possui um perfil de investidor conservador, moderado ou sofisticado. Além disso, é importante considerar o momento de vida.

Para quem nunca investiu e tem pouco ou nenhum dinheiro guardado, por exemplo, a melhor opção é montar uma reserva de emergência. Assim, o investidor não é pego despreparado durante um imprevisto e consegue lidar com a situação tranquilamente. Na hora de criar essa reserva, é importante levar em consideração o risco, a rentabilidade e o tempo em que esse dinheiro leva para ser resgatado.

Se você possui dúvidas sobre qual ativo apresenta todas essas características e é o ideal para você, é possível criar uma conta no BTG Pactual e consultar um assessor de investimentos. Ao fazer isso, além do atendimento personalizado, você já consegue acessar todos os investimentos disponíveis na palma da sua mão e com a segurança que só o Maior Banco de Investimentos da América Latina pode oferecer.

Clique aqui para criar uma conta no BTG Pactual e começar a multiplicar o seu dinheiro desde já

Agora, caso essa não seja sua situação e você já tenha uma reserva de emergência formada, é possível pensar no uso desse dinheiro para grandes compras ou a realização de uma viagem, por exemplo. Nesse caso, não se trata de um investimento, mas, ainda assim, não deixa de ser um gasto válido. Se realizado com a ajuda de uma boa instituição financeira, pode ser uma despesa estratégica, inclusive.

Quem utiliza o cartão de crédito do BTG Pactual, por exemplo, recebe parte do dinheiro gasto de volta para ser aplicado em fundos de investimento de sua escolha e descontos exclusivos em estabelecimentos parceiros para a compra de eletrônicos, vestuário, decoração e outros. É o claro exemplo de inteligência financeira.

Para conhecer mais sobre essa e outras vantagens que o Maior Banco de Investimentos da América Latina pode oferecer, basta acessar esta página e criar uma conta gratuitamente. Além de o banco ser reconhecido pela excelência de seus produtos financeiros, ele ainda conta com um time de especialistas preparados para fazer o seu dinheiro - seja do décimo terceiro ou não - render.

Qual é o valor do 13° salário?

No geral, para descobrir o valor do décimo terceiro salário, basta pegar o salário do mês de dezembro como base e dividi-lo em 12 vezes. Depois, é preciso multiplicar esse valor pelo número de meses trabalhados. Assim, quem trabalhou durante um ano inteiro, recebe o dinheiro integralmente.

No entanto, o cálculo deve levar em conta apenas os meses em que o colaborador trabalhou por pelo menos 15 dias. Caso haja faltas injustificadas, a pessoa perde direito a este mês na gratificação.

Além disso, incide sobre esse valor a tributação de Imposto de Renda, INSS e, no caso do patrão, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

QUERO MULTIPLICAR O MEU 13 o COM A AJUDA DOS ESPECIALISTAS DO BTG

Acompanhe tudo sobre:13-saláriobranded marketingcomecar-a-investirSalários

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Invest

Mais na Exame