Exame Logo

Usuários do Figma já podem usar FigJam AI para gerar planos de ação via prompts

Novas ferramentas de IA da Figma prometem agilizar o desenvolvimento de projetos de design e planejamento colaborativos

FigJam AI: já está disponível em beta aberto e é “gratuito” para todos os clientes (Figma/Reprodução)
André Lopes

Repórter

Publicado em 7 de novembro de 2023 às 15h28.

Última atualização em 9 de novembro de 2023 às 08h11.

A Figma, ferramenta de desenvolvimento de produto, anunciou a introdução do FigJam AI, um conjunto de ferramentas de inteligência artificial generativa para a mesa de trabalho virtual FigJam.

O objetivo do lançamento é diminuir o tempo de preparação necessário para a criação manual desses projetos, proporcionando aos designers a oportunidade de focar em tarefas mais complexas.

Veja também

Disponível em beta aberto a partir desta terça-feira, 7 de novembro, o FigJam AI oferece, no momento, acesso gratuito a todos os níveis de clientes. A permanência da gratuidade na fase de disponibilidade geral ainda não foi confirmada pela Figma.

Entre as funcionalidades, se destaca o recurso "Generate", que sugere automaticamente prompts para gerar templates de elementos como fluxogramas, sessões de brainstorming e planificadores de reuniões individuais. A IA proporciona, ainda, descrições padrão para serem incorporadas aos projetos — por exemplo, a inclusão de uma linha do tempo e etapas importantes ao gerar um gráfico de Gantt.

As seções geradas podem ser editadas ou excluídas pelos usuários conforme sua necessidade, assim como ocorre com os projetos criados manualmente.

Outras ferramentas incluem "Sort", que organiza automaticamente notas adesivas virtuais em grupos temáticos, e "Summerize", capaz de resumir informações de agrupamentos de notas com um simples clique. Estas funcionalidades acompanham o "Jambot", um widget do FigJam impulsionado pelo ChatGPT da OpenAI, que já estava em beta desde agosto.

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialAppsDesign

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Inteligência Artificial

Mais na Exame