O metaverso segue bem vivo: 58% das indústrias já usam a tecnologia, aponta pesquisa
Estudo da Nokia e EY revela que a adoção do metaverso supera as expectativas iniciais dos líderes empresariais
Repórter
Publicado em 20 de setembro de 2023 às 11h29.
Última atualização em 20 de setembro de 2023 às 11h30.
O metaverso, que ainda segue como uma ideia futurista para o público geral, já é uma realidade em diversos setores industriais e empresariais. Segundo pesquisa conduzida pela Nokia em parceria com a Ernest & Young (EY),58% das empresas já implementaram ou experimentaram versões industriais e empresariais do metaverso. Esse número engloba setores como automotivo, manufatureiro, energia, transporte, logística e utilities.
O levantamento, denominado “O metaverso para a índustria”, destaca que, das empresas que ainda não exploraram o metaverso,94% têm planos de fazê-lo nos próximos dois anos. Além disso, os benefícios observados após a adoção da tecnologia têm superado as projeções iniciais. Enquantoa expectativa de redução de capex era de 24%, o valor alcançado foi de 39%.
- BHIA3: Grupo Casas Bahia, ex-Via, estreia novo ticker na B3
- Linha 9-Esmeralda: problemas em sistema elétrico afetam tráfego de trens nesta manhã
- Google integra ferramenta de IA Bard em serviços como Gmail, Docs, Maps e YouTube
- Cortes na produção saudita de petróleo devem gerar déficit importante no 4º trimestre, aponta AIE
- Fortuna de bilionários brasileiros equivale a 15,35% do PIB
- Resultado Mega-Sena 2634: ninguém acerta seis dezenas e prêmio vai a R$ 35 milhões
Outros benefícios que superaram as previsões iniciais incluem ganhos em sustentabilidade, aprimoramento da segurança, redução de opex e agilidade no lançamento de soluções no mercado.
O estudo também identificou as principais tecnologias que habilitam o metaverso em ambientes corporativos: computação em nuvem, Inteligência Artificial (IA), Machine Learning (ML) e redes privativas 5G. Redes de fibra óptica e sensores inteligentes também são relevantes, seguidos por equipamentos de realidade aumentada (AR), virtual (VR) e estendida (XR).
Para 44% dos líderes empresariais entrevistados, o metaverso representa a próxima etapa da digitalização. Já 13% veem a tecnologia como uma evolução voltada para redes sociais e jogos eletrônicos.
A pesquisa consultou 860 empresários entre março e abril, abrangendo seis países: Alemanha, Coreia do Sul, Estados Unidos, Japão, Reino Unido e Brasil.