Huawei: apesar do teste em ônibus, a empresa não pretende desenvolver veículos autônomos (Qilai Shen/Bloomberg/Getty Images)
Laura Pancini
Publicado em 17 de janeiro de 2021 às 08h00.
A chinesa Huawei está testando uma estrada inteligente em na província de Jiangsu, na China, que consegue se comunicar com veículos autônomos andando no trecho para otimizar o trânsito.
Para o teste, a gigante chinesa criou o X-Bus, um ônibus autônomo, que fez o percurso em uma estrada de 4 km. Nela, o X-Bus recebeu informações de sensores, radares e câmeras para desviar de obstáculos, acelerar ou desacelerar e fazer paradas.
Em alguns casos, o ônibus até sugeriu mudanças, como fazer o semáforo abrir mais rápido, para cumprir seu cronograma. Ele está conectado a uma rede de controle para receber informações e, apesar de não necessariamente precisar, a ideia é que um motorista sempre esteja no volante caso algo dê errado com a tecnologia.
Segundo o fundador da Huawei, Ren Zhengfei, a empresa não planeja entrar no ramo automotivo. Em vez de desenvolver veículos autônomos, ela está focando na infraestrutra que pode trazer informações aos automóveis: sensores, câmeras, estradas, semáforos, placas de rua, paradas de ônibus, radares, entre outros.
"A direção autônoma é uma tendência irresistível, mas qualquer veículo isolado não consegue acertá-la", disse Jiang Wangcheng, presidente da divisão de tecnologia da informação e comunicação da Huawei, em entrevista a Bloomberg. "A única solução é obter mais informações nas estradas".
De acordo com um roteiro de tecnologia nacional, a intenção da China é que os carros autônomos sejam 50% das vendas de novos automóveis até 2025. Resta a Huawei providenciar as estradas inteligentes nas quais esses veículos andarão.