Exame Logo

Elon Musk vai doar US$ 100 milhões para a melhor tecnologia de captura de carbono

Tecnologia que retira o dióxido de carbono é uma das alternativas para minimizar o aquecimento global

Elon Musk: o prêmio do bilionário teria conexão com a Fundação Xprize (Bill Pugliano/Getty Images)
LP

Laura Pancini

Publicado em 22 de janeiro de 2021 às 11h52.

O bilionário Elon Musk usou sua conta no Twitter na última quinta-feira (21) para anunciar que vai doar 100 milhões de dólares como um prêmio para a melhor tecnologia de captura de carbono.

Musk não deu outras informações, mas afirmou em outro tuíte que mais detalhes viriam na próxima semana.

Veja também

De acordo com informações da TechCrunch , o prêmio tem conexão com a Fundação Xprize, organização sem fins lucrativos que hospeda competições para incentivar o desenvolvimento tecnológico e a inovação.

O que é a tecnologia de captura de carbono

As emissões globais de dióxido de carbono dispararam nos últimos 100 anos e causam mudanças climáticas e o aquecimento global. A tecnologia tenta minimizar isso, armazenando o dióxido de carbono emitido e removendo o subproduto potencialmente prejudicial do meio ambiente.

O principal obstáculo para a tecnologia tem sido o alto custo de captura e armazenamento de carbono. De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), existem cerca de 20 projetos de captura, uso e armazenamento de carbono no mundo no momento.

A AIE acredita que os projetos podem "reduzir as emissões de carbono em quase um quinto, ao mesmo tempo em que cortam o custo de enfrentar a crise climática em 70%".

Acompanhe tudo sobre:Elon MuskTwitter

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Inovação

Mais na Exame