Conheça a iniciativa premiada pela ONU por levar eficiência energética a hospitais
Programa CPFL e RGE nos Hospitais foi reconhecido internacionalmente por ajudar hospitais a economizar a partir da redução no consumo de energia elétrica
EXAME Solutions
Publicado em 9 de agosto de 2023 às 09h30.
Última atualização em 11 de agosto de 2023 às 09h16.
Desde sua criação em 2019, o programa "CPFL e RGE nos Hospitais" destinou um investimento ultrapassando a marca dos R$ 239 milhões em diversas ações para hospitais públicos nas cidades atendidas pelas empresas do Grupo CPFL.
Em 2021, essa iniciativa foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um exemplo de boa prática ligada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esse reconhecimento é fruto da integração dos indicadores ambientais, sociais e econômicos gerados pelo programa.
- De garçom a CEO: empreendedor aposta em tokenização de ativos do mundo real
- Copa do Mundo: Brasil empata com a Jamaica e está fora da Copa Feminina
- IA pode ajudar a detectar câncer de mama, aponta estudo
- China tem liderança em patentes de tecnologia de segurança a nível global
- WhatsApp introduz recurso de chat por voz para grupos de até 32 pessoas simultaneamente
- Ativistas do Greenpeace invadem casa do primeiro-ministro britânico e a cobrem de preto
Através da instalação de usinas fotovoltaicas, substituição de lâmpadas por tecnologia LED, centrais de refrigeração eficientes e usinas de oxigênio, a iniciativa alcançou um equilíbrio entre o desenvolvimento socioeconômico e a proteção ambiental, contribuindo para a sustentabilidade das instituições.
Além das iniciativas focadas na eficiência energética, que são viabilizadas por meio do programa de Eficiência Energética da ANEEL, o Grupo CPFL desenvolveu, através do Instituto CPFL, ações sociais, como a humanização do atendimento aos pacientes e o suporte a pesquisas clínicas na área de oncologia. O objetivo busca promover o bem-estar e uma vida saudável para todos, aprimorando os serviços de saúde, a qualidade do atendimento e o cuidado com a comunidade, proporcionando uma experiência mais acolhedora e humanizada aos pacientes e seus familiares.
Portanto, o reconhecimento pela ONU consolida o programa "CPFL e RGE nos Hospitais" como uma iniciativa exemplar, que mostra como a integração de ações sustentáveis pode contribuir positivamente para a qualidade do serviço de saúde e para o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em nível global.
No ano passado, o programa também recebeu o Prêmio ECO Amcham ao ser considerado uma das principais ferramentas para avaliar boas práticas ESG corporativas.
Conheça mais sobre o programa.
Outras iniciativas ligadas a saúde e bem-estar da comunidade
Sempre buscando avaliar o impacto do negócio nas comunidades e nas pessoas, a RGE, no Rio Grande do Sul, identificou 989 residências de pessoas com a necessidade de equipamentos vitais que não podem parar de funcionar e desenvolveu um projeto chamado UTI Domiciliar.
Após o diagnóstico detalhado com critérios alinhados aos programas de Eficiência Energética da ANEEL, 150 famílias, mais vulneráveis, foram identificadas como tecnicamente viáveis para receber um sistema fotovoltaico. Os sistemas foram dimensionados para permitir que os clientes beneficiados tenham grande parte, ou até mesmo todo o seu consumo de energia compensado pela geração fotovoltaica instalada.
Com mais de 10,2 milhões de clientes em todo o Brasil, a CPFL Energia avança em sua agenda de projetos sociais, visando atender as necessidades de lares, escolas, indústrias, hospitais, zonas rurais e outros serviços que dependem do compromisso e da eficiência do grupo para funcionar. Assista o vídeo para conhecer mais.
Sabia que pode fazer doações pela sua conta de energia?
A gestão financeira de hospitais é um desafio, especialmente para instituições públicas e filantrópicas. Pensando nisso, as distribuidoras do Grupo CPFL e os hospitais, firmaram uma parceria, para doações da comunidade por meio da própria conta de energia.
Os valores doados são repassados ao hospital escolhido para custear a despesa com energia elétrica, além de melhorias e investimentos que poderão ser feitos com o valor excedente.