Acompanhe:

Remuneração variável faz rentabilidade de empresa crescer

Mentoria de Mateus Bandeira, ex-CEO da Falconi Consultores de Resultado, gera engajamento e rentabilidade a empresa de logística de Curitiba

Modo escuro

Continua após a publicidade
Conselhos: programa de
mentoria ajudou
Eduardo Smolka a
repensar o negócio (Cristiano Mariz/Estúdio ABC)

Conselhos: programa de mentoria ajudou Eduardo Smolka a repensar o negócio (Cristiano Mariz/Estúdio ABC)

A
Abril Branded Content

Publicado em 2 de julho de 2018 às, 18h53.

Última atualização em 5 de julho de 2018 às, 18h52.

Como impulsionar os resultados do negócio e melhorar o ambiente de trabalho de um grupo de logística e distribuição? Para resolver o desafio, o empreendedor Eduardo Smolka, 24, contou com a experiência de Mateus Bandeira, ex-CEO da Falconi Consultores de Resultado. Isso foi possível graças ao Programa EXAME Mentoria PME, que coloca pequenos e médios empreendedores do país em contato com altos executivos de grandes empresas para analisar e reorientar seus negócios.

Diretor de operações do Grupo VS, fundado e presidido por seu pai há 20 anos, Smolka decidiu investir no programa no primeiro semestre de 2017, após perceber que apenas uma das quatro empresas que formam o grupo estava crescendo, a VS Express.

Logo na primeira conversa do programa, Bandeira perguntou sobre faturamento, margem e crescimento anual de cada companhia. “Quando respondi, ele apontou o caminho que sozinho eu não enxergava”, conta Smolka. A decisão foi focar a mentoria na VS Express, que trabalha com transporte e distribuição de cargas para empresas de e-commerce e já vinha crescendo cerca de 70% ao ano.

“Fiz algumas provocações que o ajudaram a pensar”, afirma Bandeira, que colocou em pauta um programa de remuneração variável para os colaboradores. “Argumentei que, quando as pessoas se sentem parte do processo, tendem a se engajar mais”, lembra o mentor.

Smolka comprou a ideia. Criou um programa vinculado à premiação de qualidade recebida dos fornecedores e, em agosto, começou a distribuir bônus. Os resultados foram rápidos. O ambiente de trabalho mudou, cada pessoa passou a entender melhor o seu papel e, já nos dois primeiros meses deste ano, a rentabilidade aumentou quase 30%. No mesmo período, o faturamento subiu 25% em relação ao ano anterior.

Outra provocação do mentor foi fazer Smolka sair da zona de conforto. “Ele me instigou a visitar os clientes ao menos uma vez por mês”, conta. A iniciativa rendeu novos negócios. Para este ano, a previsão é que a VS Express cresça 80% com a nova filial em Brasília.

“No final das contas, a mentoria influenciou até a tratativa com meu pai, que passou a confiar mais no meu trabalho. Isso mudou tudo.” As inscrições para os empreendedores que quiserem investir na próxima edição do Programa EXAME Mentoria PME, prevista para agosto deste ano, estão abertas.

Faça sua inscrição

E-mail: mentoriapme@abril.com.br

Telefone: 11 3037 2631

Últimas Notícias

Ver mais
Ajuda para sair da crise
Apresentado por Mentoria 2019

Ajuda para sair da crise

Há 5 anos

Indicadores de sucesso
Apresentado por Mentoria 2019

Indicadores de sucesso

Há 5 anos

Um caminho para voltar a crescer
Apresentado por Mentoria 2019

Um caminho para voltar a crescer

Há 5 anos

Experiência que faz a diferença
Apresentado por Mentoria 2019

Experiência que faz a diferença

Há 5 anos

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais