geral

Partido de Rajoy lidera intenção de voto na Espanha

Pesquisa reflete que o PP ganharia as eleições gerais se fossem realizadas hoje, com 25,6% dos votos, enquanto o PSOE se situaria em segundo lugar, com 24,3%


	Rajoy: pesquisa reflete que o PP ganharia as eleições gerais se fossem realizadas hoje, com 25,6% dos votos, enquanto o PSOE se situaria em segundo lugar, com 24,3%
 (Lluis Gene/AFP)

Rajoy: pesquisa reflete que o PP ganharia as eleições gerais se fossem realizadas hoje, com 25,6% dos votos, enquanto o PSOE se situaria em segundo lugar, com 24,3% (Lluis Gene/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de maio de 2015 às 12h04.

Madri - O Partido Popular espanhol (PP)- de centro-direita e no governo- lidera as intenções voto dos espanhóis com uma vantagem de pouco mais de um ponto percentual sobre os socialistas do PSOE, cujo líder, Pedro Sánchez, aparece melhor avaliado que o presidente do Executivo, Mariano Rajoy.

A última enquete do Centro de Pesquisas Sociológicas (CIS), publicada nesta quinta-feira, reflete que o PP ganharia as eleições gerais se fossem realizadas hoje, com 25,6% dos votos, enquanto o PSOE se situaria em segundo lugar, com 24,3%.

O partido socialista ultrapassaria assim a nova formação esquerdista Podemos, que perderia mais de sete pontos, até 16,5%.

Em contraste, o partido centrista Ciudadanos, surgido na Catalunha e que pela primeira vez participará em nível nacional nas eleições municipais e regionais de 24 de maio, experimenta um forte crescimento na pesquisa, ao passar de 3,1% para 13,8%, de acordo com a pesquisa realizada entre 1 e 12 de abril.

As eleições municipais e regionais deste mês, cuja campanha começa oficialmente nesta meia-noite, é considerada uma prova para as eleições gerais, que devem ser realizadas no final do ano e nas quais Rajoy já antecipou que tentará a reeleição.

Segundo a pesquisa, o secretário-geral do PSOE, Pedro Sánchez, é aliado como líder político com uma nota de 3,59, e superando o presidente do Governo, Mariano Rajoy, com 2,49.

O CIS publicou hoje também seu barômetro mensal, que reflete que o desemprego é o principal problema para 81,5% dos espanhóis (80,3 em março), seguido pela corrupção, que caiu quase dois pontos, do 50,8 para 48,6.

A pesquisa segue situando como terceira preocupação dos espanhóis os problemas de índole econômica -com 26,9%.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEspanhaEuropaPartidos políticosPiigs

Mais de geral

Das menores às maiores: o desafio da diversidade nas empresas brasileiras – e na EXAME

EXAME Pass: aprofunde o conhecimento sobre o que impacta o seu desenvolvimento por apenas 29,90

Os 5 melhores filmes e séries para maratonar no fim de semana

Exportações de produtos do agronegócio registram US$ 9,9 bilhões em fevereiro

Mais na Exame