geral

Minério de ferro sobe pela 4ª semana na China com demanda

Firme demanda por carregamentos de alto teor puxaram a commodity ao maior nível desde maio


	Ferro: minério recuperou quase 9 por cento desde que tocou a mínima de 89 dólares em junho
 (Anglo American/Divulgação)

Ferro: minério recuperou quase 9 por cento desde que tocou a mínima de 89 dólares em junho (Anglo American/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de julho de 2014 às 14h06.

Singapura - O preços de minério de ferro no mercado à vista da China tiveram alta pela quarta semana seguida, uma vez que a firme demanda por carregamentos de alto teor puxaram a commodity ao maior nível desde maio, embora as amplas ofertas provavelmente limitarão novas altas.

O minério de ferro, principal commodity importada pela China em volume, recuperou quase 9 por cento desde que tocou a mínima de 89 dólares em junho, quando o aumento da oferta do insumo pressionou os preços no país.

A mineradora australiana Fortescue Metals Group disse esperar que o mercado se reequilibre no curto prazo, uma vez que as produtoras de custo mais elevado, incluindo aquelas na China, deixam o mercado, estabilizando os preços.

"Ainda há muita oferta, mas a demanda por material de alto teor está relativamente maior do que de baixo teor", disse um operador de minério de ferro de Xangai.

O contrato referência do minério com teor de 62 por cento de ferro para entrega imediata na China subiu 0,4 por cento na semana, de acordo com dados compilados do Steel Index. Nesta sexta-feira, o minério fechou em estável em 96,90 dólares, o maior valor desde de 27 de maio.

O preço também subiu por quatro semanas entre março e abril antes do forte aumento da oferta forçar baixas por sete semanas seguidas, quebrando a marca de 100 dólares por tonelada em maio pela primeira vez desde setembro de 2012.

Os preços se recuperaram em meados de junho quando traders começaram a tomar posições na expectativa de que os preços do mercado haviam atingido um piso e de que as siderúrgicas chinesas pudessem recompor estoques.

"Acredito que 100 dólares é muito difícil de atingir neste mês por causa do excesso de oferta, e não espero que haja aumento da demanda por aço durante este verão", disse um outro operador de Xangai. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaMinériosPreços

Mais de geral

Das menores às maiores: o desafio da diversidade nas empresas brasileiras – e na EXAME

EXAME Pass: aprofunde o conhecimento sobre o que impacta o seu desenvolvimento por apenas 29,90

Os 5 melhores filmes e séries para maratonar no fim de semana

Exportações de produtos do agronegócio registram US$ 9,9 bilhões em fevereiro

Mais na Exame