Exame Logo

Standard Chartered e Deutsche Bank fazem 1ª transação em blockchain lançado em Davos

Rede lançada no Fórum Econômico Mundial de Davos este ano possui um Sandbox com diversos bancos para testes de stablecoins e CBDCs

(WORLD ECONOMIC FORUM / VALERIANO DI DOMENICO/Divulgação)
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 23 de outubro de 2023 às 17h52.

Última atualização em 23 de outubro de 2023 às 17h53.

O Deutsche Bank e A SC Ventures, do banco Standard Chartered, realizaram sua primeira transação de swap de stablecoins na Rede Universal de Pagamentos Digitais ( UDPN, na sigla em inglês), lançada este ano no Fórum Econômico Mundial em Davos.

A transação envolveu as stablecoins USDC, lastreada em dólar norte-americano, e EURS, lastreada em euro. Tudo foi assinado com a chave privada da SC Ventures, segundo informações do Financial Express.

Veja também

Como parte de um teste de prova de conceito, a SC Ventures foi citada por usar SDKs e APIs baseados em UDPN para criar identidades descentralizadas e carteiras digitais. O Deutsche Bank teria iniciado seus swaps através de uma interface gráfica de usuário, com ambas as instituições financeiras contando com nós da UDPN para se conectarem à rede.

Diversos bancos fazem parte do Sandbox da UDPN. O objetivo da rede, lançada em janeiro, é fornecer interoperabilidade entre stablecoins e moedas digitais emitidas pelos bancos centrais (CBDCs, na sigla em inglês).

Segundo os desenvolvedores da UDPN, na rede poderão se conectar moedas digitais, bancos comerciais e plataformas de comércio eletrônico.

Stablecoins e CBDCs no futuro do dinheiro

Bancos centrais ao redor do mundo já pesquisam sobre o assunto ou desenvolvem sua própria CBDC. O Brasil pretende lançar em 2024 o Drex, sua moeda digital que promete ser um “Pix inteligente”.

Além das CBDCs, as stablecoins fazem muito sucesso. Principalmente as lastreadas em dólar, como USDC e USDT, que oferecem uma alternativa mais fácil e digital para a dolarização ou uma fuga da volatilidade das criptomoedas tradicionais. No Brasil, o banco BTG Pactual lançou o BTG Dol, sua stablecoin lastreada em dólar.

Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante dos seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás:abra sua conta na Mynte invista com o apoio de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:CriptomoedasCriptoativosBlockchainDeutsche BankFórum Econômico Mundial

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Future of Money

Mais na Exame